terça-feira, dezembro 30, 2003

Programação FSM 2004: primeira proposta de actividades

A primeira proposta de programa de actividades organizadas pelo IOC já está disponível no site do FSM, em inglês. Em breve, será publicada a versão em português (clique aqui)

Como nos fóruns passados, a metodologia para o FSM na Índia prevê a realização de um grupo de actividades sob a responsabilidade da organização e outro grupo de actividades auto-gestionadas, isto é, propostas pelas diversas organizações participantes do evento. A diferença é que as actividades auto-organizadas agora incluem também conferências, painéis e testemunhos.

Em 2004, o FSM contará com os seguintes tipos de actividades:

Conferências e reuniões públicas: entre 8,000 e 20,000 participantes, têm carácter mais mobilizador e educativo, com duração de duas horas. A organização do FSM será responsável pela realização de oito actividades desse tipo, 04 no período da manhã (um por dia, com 3 horas de duração), 04 no período da tarde e 04 à noite (um por dia, uma hora e meia de duração). As conferências da tarde serão auto-gestionadas, isto é, propostas e organizadas pelos diversos actores que participam do FSM.

Painéis: consideradas o reflexo do FSM como um fórum da sociedade civil, estas actividades mostram explicitamente as grandes questões, propostas e estratégias, assim como os actores portadores dessas propostas e toda a diversidade de situações e perspectivas em sua acção pela mudança da globalização neoliberal. A organização do FSM será responsável pela realização de 04 painéis (todos para 4,000 pessoas). Outros 13 painéis serão auto-gestionados.

Testemunhos: actividades que buscam valorizar o património político-cultural do campo das organizações que participam do FSM, por meio de trajectórias de vida e acção em prol da liberdade e da dignidade humanas. A organização do FSM será responsável pela proposição de cerca de 02 a 04 testemunhos por dia. Testemunhos também poderão ser propostos como actividades auto-organizadas.

Seminários, oficinas, encontros, reuniões, actividades culturais e outros tipos de actividades: no período da tarde, cerca de 175 actividades deste tipo estarão acontecendo no local do evento (cerca de 700 no total durante o WSF). Outros espaços também estarão disponíveis também no Acampamento da Juventude (neste caso, ao preencher a ficha de proposição de eventos, a organização deverá indicar na ficha d de proposição de eventos que tem a intenção de realizar a actividade no Acampamento).

Mais informações sobre a proposição de actividades, escrever para: office.programme@wsfindia.org

Sem comentários: