P - O que é o Fórum Social Europeu (FSE) ?
R - O Fórum Social Europeu (FSE) é um dos fóruns regionais criados por iniciativa do Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre (Brasil), em 2001. O FSE de Paris é a segunda edição do fórum regional para a Europa, e sucede ao de Florença, organizado em Novembro de 2002. Os precedentes fóruns regionais decorreram também no Mali, na Etiópia e na êndia (todos em Janeiro de 2003), e em Belém, no Brasil (em Janeiro de 2002 e de 2003). Por seu lado, o próximo FSM reúne-se em Bombaím, na êndia, em Janeiro de 2004, em contrapeso altermundialista ao Fórum Económico Mundial (FEM) que decorre na mesa altura em Davos, na Suíça, e considerado como o expoente do pensamento económico liberal.
P - Quem participa?
R - O 2º Fórum Social Europeu está aberto a todos os actores da sociedade civil. Ao todo, estão presentes cerca de mil grupos vindos de 60 países - associações políticas, humanitárias ou religiosas, organizações não governamentais e sindicatos. Mas o seu sucesso depende da afluência de qualquer indivíduo que deseja assistir a um dos muito seminários e colóquios Os organizadores contam com 40 a 50 mil pessoas, a quem será pedido o pagamento de um modesto bilhete de entrada, calculado em função dos rendimentos de cada qual. O fundo assim recolhido serve pagar as despesas inerentes à organização do evento.
P - Quais são os temas abordados?
R - O FSE prevê 55 conferências plenárias, 250 seminários e centenas de ateliers que abordarão essencialmente as políticas económicas e sociais da União Europeia, a relação a estabelecer entre democracia e cidadania, as políticas de solidariedade a adoptar em relação a outros países, o papel da União Europeia na globalização liberal ou ainda a atitude a adoptar perante o "hegemonismo dos Estados-Unidos e dos seus projectos de guerra preventiva". Uma grande manifestação em Paris fechará o FSE, sábado à tarde. A.N.P., Paris
Copy past daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário