quinta-feira, novembro 13, 2003

O Fórum Social Europeu visto pelos Media

É confrangedora a falta de informação relativa ao Fórum Social Europeu nos Media Portugueses (e estrangeiros). Duas são as situações possíveis: ou a ausência total de informação, ou então, artigos diminutos que se referem mais ao folclore do evento do que aos conteúdos e propostas discutidas. Clichés, slogans e símbolos servem para descrever o Fórum Social Europeu, arranhando a superfície do que realmente se discute. É descrito como a grande missa dos altermundialistas, com ideias que recusam o sistema actual mas que de momento não passam de belas palavras....
Os participantes caem todos no estereótipo do alternativo de mochila às costas... Fala-se do dispositivo de segurança que está por todo lado, dos milhares de polícias e centenas de viaturas (como sabem, os alternativos são extremamente perigosos). Enfim...
Outra hipótese ainda é falar dos números e da logística, quantas refeições, se ficam em casas pessoais ou num ginásio... Muito pertinente.

No próximo congresso de um partido qualquer (vamos falar hipotéticamente do PSD), espero que a profundidade da análise seja a mesma; estamos todos curiosos de saber onde é que dormem os militantes, quantas refeições comem, se a gravata do Durão é vermelha ou verde e se na grande missa social-democrata as palavras ditas pelo sumo sacerdote não passam de belas palavras.... E claro, na totalidade, não mais de 2 minutos serão dedicados à missa laranja!

Por isso, se querem alguma informação, como por exemplo em que consiste o movimento de A a Z (A a G, de H a M, de N a S e de T a Z) ou para que serve o altermundialismo (1ª parte, 2ª parte, 3ª parte e 4ª parte), cliquem nos links (deu um trabalhão a traduzir)!

Sem comentários: