quarta-feira, novembro 12, 2003

Fórum Social Europeu de H a M

O Libération, através de um abecedário, seleccionou subjectivamente 26 palavras temáticas, reivindicações ou lutas emblemáticas do planeta altermundialista.

Hacktivismo

Contracção de Hacker (pirata da Internet) e activismo. Principais feitos de armas: falso sítio da OMC, bombardeamento de mails (inundação do Banco Mundial com mensagens), conexão massiva simultânea para bloquear um servidor (ex. acção contra a Lufthansa, que expulsava os imigrantes ilegais).

Intergaláctica

Movimento lançado em 1996 em Chiapas (México) em reacção ao Fórum Social Mundial de Porto Alegre (Brasil) de 2002. Rede horizontal, sem porta-voz nem representante. Constituído por Jovens neo-militantes que, com “hapenings” e modos de acção criativo, querem desempoeirar o altermundialismo “oficial”.

Justiça

Sem dúvida um dos ingredientes unificadores do movimento alternativo, já que os diferentes sindicatos e associações que constituem a galáxia alternativa lutam todos por mais justiça fiscal, social, económica, cultural, ecológica, etc. 6ª feira, às 18 h.

Kyoto (protocolo de)

Apesar da sua origem estar muito dirigida à visão social e económica da globalização, os Fóruns sociais têm um espaço previligiado para as questões ambientais. Mesmo que insuficiente, o protocolo de Kioto (que tenta reduzir as emissões de gases poluentes), ainda não ratificado pelos EUA, é um símbolo. Do unilateralismo. 6ª feiras às 16h.

Legal (equipa)

Ainda em estado embrionário aquando da manifestação de Praga (contra as reuniões do FMI e do Banco Mundial), as patrulhas jurídicas ganharam experiência e funcionalidade. O seu papel é de informar os manifestantes em caso de estes serem detidos e vigiar as manifestações para evitar que haja conflitos.

Microcrédito

Um dos laboratórios da economia solidária. Sistema de crédito alternativo aos bancos que se desenvolveu primeiro nos países do sul e só depois nos países ricos. Neste momento envolve mais de 23 milhões de pessoas, prevendo-se que haja mais de 100 milhões dentro de dois anos. 6ª feira, às 18 h [Mais uns pózinhos de Microcrédito aqui...]

Traduzido daqui

Sem comentários: