Dia 29 de Novembro de 2003, em todos os Países ricos, milhares de pessoas irão festejar o Dia sem Compras. (traduzido daqui)
A sociedade de consumo é cega, já que não é possível haver um crescimento infinito do consumo num Planeta com recursos limitados. Arriscamo-nos a esgotar a maior parte dos recursos da terra antes 2050. A poluição desequilibra o clima, a biodiversidade decresce a olhos vistos.
A sociedade de consumo engendra uma pilhagem: 20% da população do planeta, os países ricos, consomem 80% dos recursos planetários. O nosso nível de consumo tem um preço: a escravidão económica de populações inteiras.
A sociedade de consumo é mortífera, reduzindo o homem a uma só dimensão: a de consumidor. Ela nega a nossa dimensão política, cultural, espiritual, filosófica ou poética, que constituem a essência da nossa humanidade.
A esperança é reanimar a nossa consciência e de traduzir as nossas ideias em acções concretas do dia a dia.
Por isso, façamos um gesto simbólico. Dia 29 de Novembro....não compremos. Passem a palavra. Digam aos vossos amigos. Falem com a vossa família. Simplifiquem a vossa vida.
Copie o cartaz do dia mundial sem compras, e espalhe por todos os lados: no vosso trabalho, no bairro, no café....
Festejemos o dia mundial sem compras
Sem comentários:
Enviar um comentário