«A OCRE promoveu ‘atelier’ sobre “colheita da água da chuva"
A OCRE – Associação para a Valorização do Ambiente, Cultura, Património e Lazer, realizou no dia 5 de Julho em Castelo de Vide, no Centro de Interpretação do Parque Natural de São Mamede um Encontro sobre a problemática da “Colheita de Água da Chuva” (rain water harvesting) e de energia solar/fotovoltaica.
Segundo Tiago Malato, presidente da OCRE, a associação aproveitou assim a passagem por Portugal de Bunker Roy (Tilónia – Índia) e esta “oportunidade única de partilhar perspectivas e conhecimentos com um reputado especialista no aproveitamento dos recursos naturais e empreendedorismo social”.
Os objectivos da iniciativa, para além de conhecer o exemplo de Barefoot College na pessoa do seu mentor Bunker Roy, eram precisamente os de iniciar acção ligada à colheita da água da chuva (...) e de discutir técnicas de base e custos inerentes a sistemas de colheita de água pluvial e autonomia energética (ex. cisternas enterradas, painéis fotovoltaicos). A OCRE pretende ainda promover uma rede de interesse entre indivíduos e instituições maximizando experiências e discutir casos práticos e locais para experimentação em sede de projecto. (...).
“Pretende-se construir uma rede não formal para o estudo, apoio, lançamento e acompanhamento de projectos, demonstração e multiplicação de experiências na área da colheita da água da chuva” – (...) – adiantou Tiago Malato.
A metodologia de trabalho foi a de um ‘atelier’ informal de conhecimentos, variado em experiências e contextos, aproveitando a experiência dos presentes e o exemplo do Barefoot College.»
Extraído da edição de Agosto de 2003 do Notícias de Castelo de Vide.
A OCRE pode ser contactada para o Apartado 80, 7320 Castelo de Vide ou então através de Tiago Malato (934 292 935), Olivier Pourbaix (936 666 639) e Rui Pulido Valente (245 331 403).
Sem comentários:
Enviar um comentário