Ciscajo de los Fondones
CANTÁBRIA – 30 de Outubro a 3 de Novembro
Vamos arranjar espaço para a sidra nova
Festa com sidreiros e músicos. Coroação do deus Brena com sacerdotes, milagres e danças pagãs. Junte-se ao grupo de viajantes éticos e solidários da Mó de Vida.
Faça já a sua inscrição!
Um ciscajo é uma festa privada da Confraria da Sidra, em que os associados e seus amigos levam a comida (que é para todos em comum) e a Confraria oferece a bebida (sidra, obviamente). Todos os confrades que têm instrumentos musicais levam-nos, e há música e baile. São festas que começam ao meio-dia e terminam quando se acaba a comida, a bebida, a dança e tudo o mais (geralmente, pela noite dentro). É um dia inteiro de convívio entre os membros da Confraria, quando se aproveita para estreitar laços de amizade, provar as sidras elaboradas pelos diferentes membros da Associação e, sobretudo, para nos divertirmos como uma grande família. As crianças também passam um dia especial, bebem pijarras, que originariamente era sidra com água, porém agora é sumo de maçã com gasosa.
Normalmente realizam-se três ciscajos por ano. O primeiro, em Abril, é o Ciscajo da Sidra Nova. Nesta festa abrem-se as garrafas de sidra recém arrolhadas e provam-se todas, premiando-se a melhor.
O segundo é o Ciscajo de San Juan Culín, que celebra o solstício de verão, festa da fecundidade e fertilidade, fazendo-se coincidir com o sábado anterior ou posterior ao dia de São João (24 de Junho).
O terceiro e último, que é este a que vos convidamos, é o Ciscajo de los Fondones. Celebra-se sempre depois da mayada (processo que consiste em triturar e pisar a maçã, para retirar o suco que logo fermentará convertendo-se em sidra), e por isso realiza-se no inicio de Novembro, pois a maçã se maya em Outubro, depois do dia de Pilar (12 de Outubro), que é quando a temperatura ambiente já baixou o suficiente para fazer a sidra (se fizer calor, o suco apodrece). Não tem data fixa, porque depende de que se tenta terminado de confeccionar a sidra. De qualquer maneira, nesta festa bebem-se as últimas garrafas do ano (los fondos o fondones) para haver espaço para a sidra que se está a fabricar. Porém, este ano tem um significado especial, porque vai-se “coroar” o deus Brena, que foi eleito como o deus dos sidreiros e sidrófilos da Cantábria, prevendo-se assim que, além do habitual, será uma divertida festa a que não faltarão os “sacerdotes”, “milagres” e danças pagãs… Tudo isto está a ser preparado para o dia 1 de Novembro.
Caso necessite de mais informações, não hesite em contactar-nos.
A equipe da Mó
MÓ DE VIDA Coop.
Calçadinha da Horta, 19
2800-564 Pragal, Almada
Telef. 212720641
modevida@sapo.pt
http://planeta.clix.pt/modevida
Sem comentários:
Enviar um comentário