Avanços no mediatização do movimento LGBT em Portugal
1-Anteontem, na TVI surgiu uma interessante reportagem sobre um acampamento de Verão de jovens gays e lesbicas, levado a cabo, pela associação "Ex-aequo" , na Ilha do Pessegueiro-Alentejo - em que duas jovens lésbicas eram entrevistadas. As respostas e a postura das duas raparigas deixou muita gente positivivamente impressionada sobre a tranquilidade como encaravam a sua forma de vida, aquilo a que vulgarmente se chama " opção sexual", em vez de orientação sexual.
Acrescente-se que esta tranquilidade das jovens era em grande parte fruto da forma como a sua vida tinha sido aceite sem complicações, pelos pais e pela familia, quando tomaram conhecimento da diversa orientação sexual das filhas. Esta atitude clara e transparente das jovens, contrastava por isso, com a atitude dos rapazes do camping , escondidos e "humilhados" nos armários, não podendo dar a cara, porque as famílias não sabiam.
Esta aceitação dos Pais e Familiares, note-se, é fundamental para a estabilidade emocional, psicológica, e até profissional dos seus filhos. Nestas idades tão dificeis, os psicólogos notam que é onde há maior percentagem de suicidios, por dificuldades em lidar com a situação, por falta de diáogo, de modelos, e de educação sexual nas escolas.
A Associaçao "ex-aequo" promotora deste acampamento, que está de parabéns, tem apoios da Secretaria de Estado da Juventude, e das suas congéneres europeias ligadas à Ilga Europa, tem como objecto da sua actividade, trabalhar junto dos jovens até aos 30 anos, e vai realizar em breve, em Lisboa, um encontro internacional .
2-Entretanto mais uma lésbica ,feminista, parte à conquista da blogoesfera. Para @s curios@s ,e mais, aqui fica o endereço que merece ser consultado, para ficar entre as vossas preferências:
http://anabelarocha.blogspot.com/
3-Mas as lésbicas tambem já têm, há cerca de uma ano, um programa mensal na radio Voxx, 91.6,Lisboa, 90.0, Porto, FM . Trata-se do "Maria & Maria", um original programa que vai para o ar, todas as primeiras quartas feiras do mês, das 21-22h, liderado pela Helena Percheiro.
Ele resultou de uma concessão de espaço radiofónico que o programa Vidas Alternativas, na Voxx resolveu amigavelmente conceder às lésbicas ligadas ao Clube-Safo, dado o "Vidas Alternativas" ser um progrma GLBT, portanto, mais generalista, e realizado sobretudo, por homens gays. Entretanto, o programa lésbico, independentizou-se, criou o seu espaço, e hoje também já é um sucesso de marca.
4- O semanário , tabloide, "O Crime", antes muito homofóbico, começa paulatinamente, a mudar a sua atitude relativamente à questão homo, em grande parte graças às intervenções da ACED, da Associaçao Violência Contra As Muleres, e Opus Gay, com as Plataforma "Não ao Abuso Sexual de Crianças", que aquele jornal tem apoiado.
Em Outubro o jornal vai realizar na Livraria "Sem Medos", no Bairro Alto, Lisboa, todas as quintas feiras, uma série de 5 debates ligados a temas muito discutidos na sociedade portuguesa. Um deles será a homossexualidade.
Anabela Rocha, vice da Opus Gay e um magistrado já estao convidad@s para intervirem no debate que será moderado pelo Paulo Fernandes, um dos novos jornalistas do periódico, sensíveis a estas questões (Posteriormente dar-vos-emos mais notícias, hoje o jornal fala das "saunas-gays").
Conquista de visibilidade na imprensa, à direita (mal compreendida por alguns), onde está instalado muito preconceito , mais ignorância e pior homofobia, tem sido uma constante preocupação da Opus Gay porque consideramos isso, indubitavelmente, muito importante para tod@s. Aos poucos vamos conseguindo-o (Correio da Manhã, Independente, Euronoticias,etc) e as lésbicas connosco, vão assim conquistando os seus espaços, á procura, tambem aqui, e por todo o lado, da justa paridade .
Saudações,
Antonio Serzedelo
Sem comentários:
Enviar um comentário