Andanças 2003 - opinião de um participante
(as opiniões negativas queimo-as mal as recebo....)
A capacidade de fazer do Andanças uma realidade comove-me, a Pé de Xumbo merece todas as palavras de congratulação que consigamos encontrar pois é verdadeiramente complicado conseguir concretizar o projecto - Andanças. Não são dois ou três dias de folia é, isso sim, uma semana de divertimento, descanso, alegria,comunhão de sensações, conhecimento e também de afirmação da existência de alternativas à cultura massiva e comercial que nos servem todos os dias em forma de pronto a comer. Acredito que nos dias de hoje é bastante complicado marcar passo de uma forma alternativa e independente quando vemos outros eventos do género ( a comparação é inevitavel) a recorrerem a patrocinios que mais não são que a venda do evento em si mesmo.
Se existe momento em que me senti como fazendo parte de uma sociedade que vale muito a pena existir foi durante o Andanças, a razão é muito simples. Durante a última semana de Agosto esqueci-me dos problemas do Mundo não por ter surgido em mim um fenómeno espontâneo de desresponsabilização mas somente porque nenhuma da agruras da vida faz sentido naquele espaço. Talvez os "senhores da guerra" do nosso tempo devessem passar uns dias pelo andanças.
A intercepção e interecção de culturas funcionou na perfeição durante todo o festival e não falo da existência de músicas e danças de diversas proveniências, falo,isso sim, da diversidade cultural e social dos "andantes" que fizeram do festival um momento de paz e comunhão social. Diferença e diversidade simbolizam sempre riqueza, é triste que as pessoas façam das diferenças motivos de conflito.
Em suma sobressaem deste Festival ideias, valores e vontades que devem ser um exemplo para o Mundo. Das danças não falei porque só quem esteve é que sabe como vale a pena libertarmo-nos naqueles estrados no meio de uma multidão ansiosa por alegria e divertimento.
Saudações e até à última semana de Agosto de 2004
_________________
Ega
Sem comentários:
Enviar um comentário