quarta-feira, agosto 06, 2003

Nota Botânica VIII

Para não dizerem que a botânica não tem interesse nenhum.....

Na idade média preparava-se uma bebida supostamente afrodisíaca; cá vão os ingredientes, para os mais ousados:
-Cravinho (Syzygium aromaticum)
-Gengibre (Zingiber officinale)
-Canela (Cinnamomum Zeylanicum)
-Cardamomo(Elettaria cardamomum)
-Sementes de coentros (Coriandrum sativum)
Deixar macerar estes ingredientes durante dois meses numa garrafa de litro de aguardente. Pode-se juntar umas amêndoas secas e açúcar, para melhorar o gosto da bebida; a beber um copinho depois das refeições.
Se tiver a paciência de preparar a bebida, pode chamá-la de Hipocrás; se tiver problemas de libido muito urgentes, é desaconselhável esta bebida, já que tem que esperar 2 meses no mínimo; não tem nada a ver com o pato com laranja, que se prepara e come logo a seguir. Era utilizada nos casamentos; foi importada para a Europa pelos membros das cruzadas (como se vê, estavam constantemente a pensar em deus; eram tão pios, que mesmo depois de meses e meses de abstinência ainda necessitavam do Hipocrás para estimular um bocadinho o seu apetite sexual) e posteriormente exportada para a América do Sul; foi interdita entretanto porque “estimulava demasiado o libido”.

coentros
Coriandrum sativum

Entretanto, os coentros são bons para muita coisa:

Intestinos – Muito útil para expulsar gases do aparelho digestivo, evitando flatulências e aerofagia. Para isso, basta preparar uma infusão com meia colher de chá cheia de sementes. Em caso de Aerofagia, tomar uma pequena chávena depois das refeições. Para expulsar as flatulências, pode-se fazer uma infusão de coentros (semente) e funcho. Mesmo que não funcione a 100%, pelo menos os gases devem ficar a cheirar melhor...
,
Estômago – Para facilitar a digestão, exerce uma função tónica estomacal, digestiva e tranquilizante, evitando espasmos e dispepsia. Basta para isso utilizar as mesmas mezinhas que se preparam para os intestinos. Tem ainda a vantagem de ser estimulante, combatendo eficazmente a falta de fome (fixe contra a anorexia). Neste ultimo caso, tomar a infusão antes das refeições.

Mau hálito – mastigar umas sementes de coentros durante uma hora; estratagema muito utilizado na Índia, onde no fim das refeições, em vez do Luso palito, trazem uma tacinha de sementes de coentros.

É ainda bom contra a insuficiência hepática, bom para o aparelho respiratório, tanto como expectorante (para expulsar as mucosidades) como no combate à gripe, e muito bom depurativo, eficaz no combate ao colesterol, na prevenção de tumores, nomeadamente o cancro de cólon (propriedades anti-bacterianas que impedem as putrefacções intestinais) e o do estômago.

Atenção, estamos a falar das sementes de coentros, não das folhas. Boas infusões, mezinhas, tisanas e macerações; viva os coentros!

PP