Outra vez as democracias...
Sintomático o artigo de 3ª feira de José Victor Malheiros. Este é o tipo de enfermidade que nos leva a dizer que a democracia tem que ser ainda muito burilada.... ou menos desvirtuada. Então não é que apenas 59% dos americanos sabem que não foram encontradas armas de destruição maciça? e dos restantes, ele há ainda 34% que acreditam que foram encontradas. Pior, ainda há uns 22% que pensa que os Iraquianos é que andaram a destruir massivamente os americanos..... Por isso é que o Bush nunca mais encontra nada: é que iria decepcionar metade do seu eleitorado, que já acredita piamente nas ditas. Os únicos que usaram alguma coisa de maciço que efectivamente lavou o cérebro de resmas de habitantes da mais livre democracia do mundo foram os "mass media" americanos. God Bless CNN.
Transponho as conclusões do jornalista:
"As convicções demonstradas nesta sondagem são importantes porque uma democracia credível, onde a soberania reside no povo, não é dissociável de uma sociedade bem informada. Quando as cartas da informação são viciadas, a democracia é tão violada como quando são os votos a ser falsificados.
A democracia pressupõe um mercado livre de ideias - e esse mercado livre de ideias é algo que escasseia cada vez mais nos EUA, levando uma percentagem importante da população a viver numa realidade moldada pelas convicções políticas que melhor servem o líder."
Notas - A educação popular entrou de férias por causa das temperaturas extremas.
PP
PS - não foi por caso que houve uma explosão de warblogues durante a guerra.....Se calhar foi assim que os tais 59% se informaram!
Sem comentários:
Enviar um comentário