Outra Universidade seria possível, mas..
É desta que saímos da cepa torta. Demonstrando um sentido de oportunidade fora do comum, neste momento em que as reformas sucedem-se em catadupa mas a inovação científica e tecnológica anda pelas ruas da amargura, a reitoria da Universidade de Évora em conjunto com o Conselho de Notáveis organiza o primeiro Congresso Nacional da Tradição Académica. E para abrir, nada mais nada menos que o Presidente da Republica, o Ministro de Educação e Ensino Superior, o Presidente da Assembleia da Republica e o Primeiro Ministro entre outros; entre os oradores há resmas de catedráticos (6), Professores doutores (outros tantos) e claro está, 2 reitores e algumas figuras eminentes como o Adriano Moreira e a Maria de Jesus Barroso. Ao ver a lista de intervenientes quase que seríamos levados a pensar que se tratava de uma coisa séria, de gravidade absoluta para o futuro de Portugal; mas não, os temas e painéis são coisas tipo:
Aspectos sociológicos da tradição académica, A tradição académica na sua simbólica, A tradição académica em Portugal na sua história, A Tradição académica e a dignidade da pessoa, Aspectos sociológicos da tradição académica.......
Devemos ser o único país da Europa em que a Tradição académica é um caso de estado. Em Évora, podemos estar no cauda do pelotão das Universidades Portuguesas, mas somos os reis incontestados da tradição Académica. Claro que esta tradição até agora tinha no máximo 10 a 20 anos. Depois deste prestigiante congresso, a tradição académica vai ficar para aí com pelo menos 1 ou 2 séculos de história.
Definitivamente, a tradição já não é o que era. Só mesmo em Portugal, para se legitimar a estupidez ao mais alto nível. Agora que chegámos ao Verão, depois da "A Sagração da Primavera" temos agora "A Sagração da estupidez".
PP
PS - infelizmente, é mesmo verdade verdadinha.... Vejam na Televisão.
1 comentário:
É só para avisar que no dia 2 e 3 de novembro a Universidade de évora junto com o conselho de Notáveis organizará o III Congresso Nacional da Tradiçaõ Academica. Caso queira comaprecer seria optimo, já que gosta tantod a tradição ... ups... enganei-me já que é tão modernista...
Enviar um comentário