quinta-feira, outubro 29, 2020

VAMOS CONSTRUIR JUNTOS O PRÓXIMO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

 

VAMOS CONSTRUIR JUNTOS O PRÓXIMO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Semana de 25 a 29 de janeiro de 2021

(Virtual - e presencial onde possível)

As organizações e movimentos sociais de todo o mundo estão convidados a construir juntos a próxima edição do Fórum Social Mundial e a participar nas suas actividades que serão realizadas na semana de 25 a 29 de Janeiro de 2021, basicamente de forma virtual, mas também presencialmente nos locais em que for possível realizá-las com segurança sanitária.

No fim de semana passado, 24 e 25 de Outubro, foram realizados dois encontros preparatórios iniciais, o segundo entre organizações participando de processos de Fóruns Sociais Mundiais Temáticos, Regionais e Nacionais e mais um do Conselho Internacional Ampliado com movimentos, organizações e redes globais de várias partes do mundo (links abaixo para as gravações e notas ao vivo das reuniões).

Todos os participantes manifestaram entusiasmo com a realização do evento, considerando a gravidade e urgência dos desafios da presente conjuntura e a necessidade de se articular campanhas e acções territoriais o globais para enfrentá-los.

Além de passarem a reforçar desde já a divulgação do próximo FSM em todo mundo, vários dos participantes decidiram integrar-se na organização do seu Grupo Facilitador, que já deverá reunir no próximo dia 04 de novembro, uma quarta-feira (o link para acesso à reunião será enviado a todos que confirmarem a participação no correio indicado abaixo), às 8am do México.

A sua organização, movimento ou rede global também está convidada a esta co- construção: a fazer parte desse Grupo Facilitador, a se incluir nos seus grupos de trabalho, a construir actividades autogestionadas contribuindo para os esforços de articulação e de preparação de acções.

Seguem aqui links para dois documentos que tratam do formato do próximo FSM e dos seus principais espaços e eixos temáticos. Da sua estrutura temática são propostas iniciais que serão desenvolvidas e complementadas pelo Conselho Internacional e pelo Grupo Facilitador em formação.

No evento FSM da semana de 25 janeiro de 2021, vamos possibilitar debates amplos e profundos sobre as crises do capitalismo e estimular a articulação de respostas políticas e agendamento de acções globais. Teremos também a oportunidade de nos confrontarmos mais uma vez com o Fórum Económico Mundial de Davos. Esta semana será o ponto natural de partida da celebraçao do 20º aniversário de criação do Fórum Social Mundial, ocorrido em Janeiro de 2001, em Porto Alegre, Brasil.

Mais do que isso: esse evento FSM se continuara num amplo e intenso processo de debates, articulações, campanhas e lutas, ocorrendo em todos os continentes e todo o ano, no rumo da próxima edição planetária pós-pandemia do Fórum Social Mundial, que deverá ocorrer no final de 2021 ou no início de 2022, que está a ser programada para o México. 

Vamos construir juntos o próximo FSM de Janeiro de 2021.

Contamos com a sua participação.

Responda, por favor, a esses convites para: forumvirtual@wsf2021.net , e indique se você precisa de interpretação para algum idioma em particular.

Link para registro: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZctcuGoqDwrGdyotAD4IwJlHZEipAzu0Nl_

Após o registo, receberá um e-mail de confirmação com informações sobre como participar do webinar. Verificar no spam.

GT articulação do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Links informativos:

http://openfsm.net/projects/ic-extended/online-202010-ampliado1-extension   video y notas en outubro día 24

http://openfsm.net/projects/ic-extended/online-202010-ampliado2-extension  video y notas en outubro día 25

http://openfsm.net/projects/cifsm2021/cifsm2021-articulacion-insumo37   elementos sobre formato do evento

http://openfsm.net/projects/cifsm2021/cifsm2021-articulacion-insumo38  elementos sobre estructura temática do evento

Sem comentários: