- Considerando a necessidade urgente de fortalecer e intensificar a defesa da fruição da água e do saneamento por todas as pessoas, face ao crescente e violento ataque ao direito universal à água em Portugal.
- Considerando a premência de defesa da propriedade e gestão pública da água como recurso estratégico, meio ecológico essencial à vida e factor sanitário fundamental, bem como das infraestruturas e serviços de água.
- Condenando os objectivos do governo de privatizações de sectores, recursos e serviços estratégicos, com ênfase para a concessão e alienação dos monopólios naturais da água e dos serviços de água e em particular a anunciada privatização do grupo Águas de Portugal, caminho que, tal como outros exemplos de venda de sectores estratégicos confirma, tornaria o país ainda mais dependente, injusto e desigual,
- Considerando indispensável a continuação e o reforço do investimento nos sistemas de água, saneamento e tratamento de águas residuais, melhorando a elevação dos níveis de cobertura, a qualidade de vida das populações e a protecção das nossas águas e aquíferos.
- Afirmando que a água não é um bem mercantilizável e exigindo a manutenção dos serviços de água sob propriedade e gestão públicas e sem fins lucrativos,
- Reafirmam a defesa dos princípios e objectivos da Campanha "Água de todos", a Declaração "Pelo direito à água e Por uma gestão pública de qualidade", subscrita por várias dezenas de organizações portuguesas e por mais de 40 mil cidadãos que apoiaram o abaixo-assinado (www.aguadetodos.com).
- Promovem conjuntamente o relançamento, alargamento e intensificação da Campanha "Água é de todos".
- Anunciam a realização de um Encontro Nacional em Outubro, convidando desde já à participação todas as organizações e pessoas que se identificam com a Declaração da Campanha.
- Convidam as entidades e organizações disponíveis para realizar acções de divulgação, sensibilização e mobilização durante os meses de Agosto e Setembro a contactarem a sede da Campanha, que dispõe já de alguns materiais para empréstimo e exibição.
- Apelam a todos os cidadãos, organizações, movimentos e instituições para que se mobilizem em defesa do direito à água, contra a sua mercantilização e privatização, porque a água é de todos e deve ser para todos.
As organizações:
Associação Água Pública
CPPC - Conselho Português para a Paz e Cooperação
CGTP/IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses
CNA - Confederação Nacional da Agricultura
CPCRRD - Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto;
FENPROF - Federação Nacional dos Professores
FNSFP - Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública
MUSP - Movimento de Utentes dos Serviços Públicos
STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local
USL/CGTP - União Sindicatos Lisboa
CONTACTOS:
Sede da Campanha:
Água é de Todos
Rua D. Luís I, 20 F – Lisboa
www.aguadetodos.com
geral@aguadetodos.com
Sem comentários:
Enviar um comentário