Mahfoud Ali Beiba, fundador da Frente Popular de Libertação do Saguia El Hamra e Rio de Ouro (Frente POLISARIO), dirigente histórico da luta de libertação no Sahara Ocidental e actualmente Secretário-Geral adjunto do movimento de libertação saharaui e Presidente do Parlamento Nacional Saharaui, morreu ontem, em sua casa, no acampamento 27 de Fevereiro, no sudoeste da Argélia, devido a ataque cardíaco.
A Presidência da República Saharaui Democrática declarou luto nacional por um período de sete dias. O funeral do dirigente saharaui realiza-se amanhã, Domingo, nos acampamentos de refugiados saharauis.
Nascido em 1953, no Saguia el Hamra (região norte do Sahara Ocidental), Mahfoudh Ali Beiba, era casado e pai de três filhas. Ocupou diversos cargos no Estado Saharaui no exílio, incluindo o de Primeiro-ministro de alguns governos e Presidente do Parlamento Nacional Saharaui, cargo que ocupava quando a morte o vitimou, privando-o de poder assistir à independência do seu país ocupado por Marrocos e à grande festa da libertação.
Desde 1997 que Mahfoudh Ali Beiba presidia à delegação saharaui que participava nas negociações directas entre a Frente POLISARIO e Marrocos sob os auspícios das Nações Unidas. Era admirado pelo seu patriotismo, serenidade e devoção sincera à luta de libertação do seu povo pela independência nacional.
Informação divulgada pela
Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental
04-07-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário