terça-feira, outubro 15, 2019

CARTA SOLIDÁRIA COM OS POVOS CURDOS E DO NORTE DA SÍRIA RESISTENTES

Face à retirada das tropas norte-americanas na Síria, acordada entre os presidentes Donald Trump (EUA) e Recep Tayyip Erdoğan (Turquia), e perante a iminente invasão militar do Curdistão Sírio (também chamado Rojava) e dos povos livres desse território que esse acordo permite, consideramos necessário e urgente manifestar o seguinte:
 
1. A comuna de Rojava é o primeiro esforço no Médio Oriente de um projecto político anticapitalista baseado numa confederação democrática; tem como fundamento uma visão alternativa de organização da vida; assenta numa autonomia não estatal, na autodeterminação, na democracia directa e no combate ao patriarcado. A autonomia do Rojava é a utopia de um mundo possível, onde diariamente se constrói a interculturalidade, uma relação diferente e virtuosa entre géneros e o respeito pela mãe-terra. O Rojava mostra-nos que não podemos resignar-nos à barbárie dos dias que correm.
2. O primeiro resultado desta luta pela autonomia foi a contenção do ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) e do seu fundamentalismo. Agora, o referido acordo debilita os esforços das milícias curdas, atentando contra os notáveis sucessos que as YPG (Unidades de Protecção Popular) e as YPJ (Unidades de Defesa das Mulheres) obtiveram até hoje, ao enfrentarem com êxito os ataques terroristas do Estado Islâmico no Sul da Síria, vendo-se obrigadas a proteger e libertar o Norte devido ao redobrado assédio levado a cabo pela Turquia.
3. A guerra contra a autonomia do Rojava, face ao fracasso do Estado sírio, tem sido sistematicamente orquestrada desde há anos; os ataques e invasões territoriais têm sido o pão-nosso de cada dia. Com a retirada das forças militares norte-americanas das raias turco-sírias, a ameaça sobe de nível: a hostilidade do Estado turco contra o esforço de construção de um mundo democrático converte-se na possibilidade concreta de um extermínio étnico.
Portanto, nós, subscritores desta carta – académicos, estudantes, activistas, organizações sociais, colectivos, povos organizados e em resistência – manifestamos a nossa solidariedade com a luta dos povos curdos e do Norte da Síria e gritamos a nossa ira contra esta nova onda de agressão capitalista-patriarcal levada a cabo pelo Estado turco, sob o silêncio e a cumplicidade da União Europeia e de organismos internacionais como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a ONU (Organização das Nações Unidas), que continuam a dar mostras de que só consideram válidos os Direitos Humanos quando estes obedecem à lei do mercado.
Defender Rojava significa defender todos os colectivos e pessoas que lutam diariamente contra a barbárie capitalista, não só no Médio Oriente, mas em todos os lugares do Mundo. Esta carta é um grito de ira, indignação e solidariedade com xs nossxs irmãxs curdxs, que lutam por outras formas de vida possíveis.
Viva a vida! Morra a morte!
Rojava não está só!
 
John Holloway
Sergio Tischler
Fernando Matamoros Ponce
Calos Figeroa
Jerome Baschet
Noam Chomsky
Sylvia Marcos
Jean Robert
David Harvey
Arjun Appadurai
Etienne Balibar
Teodor Shanin
Barbara Duden
Michael Hardt
Marina Sitrin
Carole Pateman
Donna Haraway
Raquel Gutierrez
Boaventura de Sousa Santos
Federica Giardini
Dora Maria Hernandez Holguin
Francesca Gargallo
Giacomo Marramao
Alfonso Garcia Vela
Roberto Xavier Ochoa Gabaldón
Vittorio Sergi
Aldo Zanchetta
Lucia Linsalata
Kathleen Bryson
David Graeber
Edith Gonzales
Gustavo Esteva
Raul Zibechi
Alexandros Kioupkiolis
Paolo Vernaglione Berardi
Anna Rosa
Antonio Lucci
Luigi Sonnefeld
Fabio Milana
Mina Lorena Navarro
scott crow
Umberto Franchi
Imanol Antonio García Verges
Luis Menéndez Bardamo
Elaine Santos
Arturo Escobar
Joan Martinezalier
Viviana Asara
Ines Duran Matute
Jill Rease
Alberto Bonnet
Sergio Uribe
Paola Rafanelli
Juan Miguel Ortiz Reparaz
Esther Patricia King Davalos
Francisco Javier Villanueva Vázquez
Daniele Fini 
Giuseppe Lo Brutto  
Cecilia Zeledón
Màrgara Millán  
Luisa Riley
Raúl Ornelas 
Daniel Inclán
Rita Laura Segato 
Raffaele K. Salinari
Philippe Corcuff
Roberto Giovannini
Angela Micheli
Maurizio Pallante
Larisa de Orbe 
Jorge Alonso Sánchez 
Evelyn Fox Keller
Balam Pineda Puente
Dalia Morales
Juan Wahren
Mercedes Escamilla 
Juan Carlos Mijangos Noh

Rui Viana Pereira

[Divulgada em 11 de Outubro de 2019]

Sem comentários: