quinta-feira, junho 05, 2014

Concentração de (e)leitores pela Biblioteca da Penha de França - 6/6 - 16h30

DIVULGUEM ESTE APELO AO PROTESTO POR FAVOR.
E APAREÇAM!

Amigo(a)s

A Biblioteca da Penha de França, instalada no único solar da zona que resistiu ao terramoto de 1755, é uma pequena jóia de contemplação numa das colinas da cidade. Tem sido frequentemente requalificada, e as últimas obras, que a deixaram toda catita, ocorreram em 2009. Há 50 anos que partilha as suas instalações com a Junta de Freguesia. Mas a Junta, desde que se agregou, resolveu que a melhor solução para os seus problemas de espaço seria ocupar todo o palacete. A CML cedeu o palacete à Junta. No meio do processo, parece que alguém se esqueceu ou omitiu que havia ali uma biblioteca municipal. Só que, quando todos nos demos conta, já havia, misteriosamente em curso, um processo de transferência dessa biblioteca para uma loja num condomínio da EPUL, triste piso térreo de pouca luz, num beco, onde tudo o que há para contemplar é o desolado urbanismo de quem pensa na cidade como um limbo de rotina e alienação.
No meio disto, há os nossos representantes, absurdamente surdos e impunes, e ao que parece sem escrúpulos de nos retirarem os nossos espaços e dispersar o nosso dinheiro de contribuintes, em relocalizações desnecessárias, em transformações de património para seu proveito. Alguma coisa vai muito triste num país em que o poder rompe com os leitores e os segrega. Alguma coisa vai pantanosa num país em que os eleitos nem se lembram dos (e)leitores que deveriam servir, mas acalentam apenas a noção do poder e dos seus símbolos.

Os (e)leitores podem protestar e vão protestar. A Assembleia Popular da Graça e Arredores apela a uma concentração de defesa da biblioteca esta Sexta-feira, pelas 16h30. Não será uma concentração qualquer. Somos leitores e gostamos de imaginar. Vamos todos requisitar livros à biblioteca. Depois, em torno dela, montamos o nosso cerco de leitores, cada um lendo em voz alta a arma do seu livro. Quem quiser, traga também o seu cartaz, por exemplo, com frases que apelem à responsabilidade dos políticos responsáveis. Por exemplo: Alguém aqui não reparou nalguma coisa?
Quem puder, que venha. E divulguem também, por todos os meios possíveis. O evento facebook é https://www.facebook.com/events/1480781488825681/

Margarida Vale de Gato


Sem comentários: