quarta-feira, janeiro 08, 2014

MOVIMENTOS SOCIAIS, ACÇÕES E DESOBEDIÊNCIA CIVIL EM 2014

Por um espaço europeu livre de capitalismo – pela transnacionalização das lutas

Decorreu em Frankfurt, em Novembro passado, a European Action Conference, um encontro entre activistas europeus que procuram desenhar acções comuns que fortaleçam as lutas sociais alternativas ao capitalismo e que façam frente às políticas de austeridade da UE e da Troika.
A transnacionalização desses processos de resistência, a desobediência civil, a cultura bottom-up nos processos de decisão e o envolvimento de diferentes movimentos sociais são elementos fundamentais reflectidos na forma e na substância das actividades que se desenrolaram ao longo dos três dias da conferência. No contexto político geral, as jornadas rejeitaram todas as formas reaccionárias de euro-cepticismo e apontaram os Estados-nação, os governos nacionais e o regime de fronteiras como alvos da luta comum. A European Action Conference foi um apelo lançado pela coordenação da plataforma Blockupy.

"As seguintes decisões foram tomadas em duas grandes discussões plenárias, no sábado à noite e domingo pela manhã. Não resultaram apenas de três dias de intensas discussões nas assembleias, dezenas de oficinas e quatro grupos de trabalho em Frankfurt, mas estas decisões incluem sugestões e ideias que foram feitas em encontros transnacionais anteriores, como o strategy meeting em Amesterdão, ou o Agora 99, em Roma. As discussões plenárias contaram com a participação de várias centenas de pessoas de toda a Europa e de outras partes do mundo. Ao concordarem sobre as acções e medidas comuns adoptadas, os participantes também se comprometeram a implementar essas decisões no mês seguinte e a trazerem em 2014 o movimento transnacional contra a austeridade e o capitalismo para as ruas da Europa, em geral, e de Frankfurt, em particular."

Esta citação é a abertura da acta final do encontro, que deve ser consultada na íntegra. Em síntese, as decisões principais são:
  • Impedir e bloquear a cerimónia de abertura do novo edifício do Banco Central Europeu e lançar um forte sinal de resistência.
  • Uma semana de acções internacionais e descentralizadas em Maio de 2014, entre o dia 15 e 25 de Maio, o último dia das eleições europeias, incluindo diferentes lutas pelos bens comuns (saúde, habitação, emigração, educação, condições laborais), bem como diferentes formas de acção e de desobediência civil.
  • Como queremos formar uma coaliança do movimento social transnacional (ou mesmo uma coaliança de coalianças), o nosso objectivo é construir uma estrutura de coordenação a nível europeu, que vai ajudar a compreender o plano para um processo de mobilização verdadeiramente transnacional, participativo e transparente.
Sublinha-se novamente que a acta deve ser consultada, seja para ter uma visão completa das decisões, seja para tomar conhecimento de dados concretos (datas de encontros, contactos, etc.).

Pede-se a difusão aberta desta circular.

Em anexo: programa geral da European Action Conference, versão pdf da circular.
 

Sem comentários: