sexta-feira, abril 19, 2013

MaisLisboa.org - Eleição dos três cabeças de lista para as eleições à Assembleia Municipal de Lisboa

O MaisLisboa vai proceder, muito em breve, às eleições primárias abertas para escolher os seus três primeiros nomes candidatos à Assembleia Municipal de Lisboa.
Se está disponível para ser candidato do MaisLisboa à Assembleia Municipal de Lisboa e está de acordo com os nossos três princípios básicos...:
1. Todos são bem-vindos à lista partici­pativa de Lisboa. Não importa a orientação política de cada um, interessa apenas o empenho para discutir as melhores propostas e soluções para a nossa cidade;
2. As listas partici­pativas aos órgãos autárqu­icos de Lisboa serão feitas através de eleições primárias, garantindo que a ordenação final é democrá­tica e reflecte as propostas e trabalho de cada um;
3. Todos os eleitos serão delegados dos cidadãos de Lisboa, devendo sempre auscutá­-los (em assembl­eias presenc­iais ou através da Internet) antes dos debates e votações nos órgãos autárqu­icos. Os eleitos destas listas serão represe­ntantes dos cidadãos e nunca tomarão o cargo em seu proveito próprio.
Solicitamos que nos manifeste por este meio (até dia 25 de abril) a sua vontade de ser candidato a estas eleições internas, acrescentando as motivações que o fazem avançar (bastam duas ou três linhas). Agradecemos ainda que nos envie o seu CV e fotografia.
Poderá conhecer todos os detalhes do processo na apresentação pública do mesmo, que se realiza no próximo domingo, dia 21, às 16h, na livraria Barata da Avenida de Roma.
Este é Regulamento Eleitoral Interno:
Candidatos:
1. Cada candidato deve aderir aos três princípios do MaisLisboa (maislisboa.jux.com/984671)
2. Os candidatos não devem constar em listas de outros partidos ou candidaturas eleitorais autárquicas
3. Cada candidato só pode cumprir no máximo dois mandatos, por forma a permitir uma maior participação de mais cidadãos
4. Os candidatos devem ser eleitores ou terem algum tipo de relação directa com o concelho de Lisboa
5. Posteriormente, os candidatos serão ordenados em função do número de votos obtidos por cada um e por forma a que exista um membro intercalado do outro sexo na lista final. Ou seja, havendo três homens mais votados, o último sai dessa selecção e ascende ao segundo lugar a mulher mais votada, ou vice-versa.
Eleitores:
1. Todos os lisboetas (residentes ou trabalhadores) podem votar neste processo de primárias abertas a todos os cidadãos, assinando uma declaração pública de apoio à lista MaisLisboa e contribuindo com um euro, como demonstração de compromisso e empenho no processo
2. Cada eleitor pode votar três, duas ou uma vez em cada boletim de voto. Pode concentrar os seus votos num só candidato ou dispersá-los por vários candidatos (até um máximo de três). Boletins com mais de três votos serão considerados nulos.
3. As urnas serão instaladas em sítios públicos de Lisboa, em data a determinar (provavelmente 4 de maio), de forma a garantir a máxima participação possível de cidadãos lisboetas. Pretende-se garantir a máxima participação eleitoral possível.
4. Junto de cada urna estarão disponíveis os nomes dos candidatos e respectiva motivação de candidatura, CV e foto, ordenados alfabeticamente, de forma a facilitar o conhecimentos de todos os nomes que comporão o boletim de voto disponível para o processo.
Reiteramos o convite para estar presente na apresentação pública deste inovador processo de democracia participativa, que se realiza no próximo domingo, dia 21, às 16h, na livraria Barata, Avenida de Roma, número 11.
Seja candidato e participe no processo de escolha da primeira lista verdadeiramente democrática e aberta candidata a um órgão de poder político em Lisboa (e em Portugal)!

Sem comentários: