domingo, outubro 23, 2011

Porto: Uranium Film Festival


Caros amigo/as,

Venho escrever-vos, agora para vos enviar o programa para os dois 1ºs dias e o cartaz, que podem divulgar.

Não enviarei mais informação, a não ser que me seja pedido, por esta forma (mail).

Como solicitei contributos individuais venho informar que, agradecendo ás pessoas que manifestaram indisponibilidade € mas empenhos, que tem a direcção do Festival assegurado o apoio no montante de 600/650 euros por parte das ONGAS e 20 euros de 450 pessoas contactadas.

Os custos, reduzidas as gorduras como está na moda, são direitos+ cartaz+ espaço + vária = 1200 €, estando neste momento, o prejuízo suportado pela coordenação e possíveis receitas de bilheteira, e até outra previsão comprometida a extensão do Festival a Lisboa.

António Eloy,
neste caso, Coordenador da extenção a Portugal do Uranium Film Festival.

NIB - Número de Identificação Bancária

0010 0000 36569660001 67

Por favor indicar o nome na transferência

Vimos hoje anunciar que os painéis de debate, ambos moderados pelo coordenador do Festival, que se seguirão aos filmes de Novembro:

No dia 29 de Novembro esse será animado pelo Dr. José Carlos Marques, presidente da Campo Aberto, e pelo Eng. Pedro Sampaio Nunes,

Os filmes em exibição serão:

(Solicitando a vossa compreensão para a escrita das sinopses em português do Brasil, agora designado por acordês)

238: A BOMBA SUJA DO PENTÁGONO Urânio 238 Costa Rica, 2009, 28 min, Direção: Pablo Ortega, Produção: Isabel Macdonald e San José Quaker Peace Center.

Mostra os perigos que o urânio empobrecido ou DU (em referência às iniciais em inglês das palavras urânio empobrecido: depleted uranium) usado nas armas convencionais apresenta para a saúde dos soldados e civis. Através de entrevistas com soldados, cientistas e ativistas, o documentário explora os riscos para a saúde quando este material radioativo e tóxico é ingerido ou inalado por pessoas nos campos de batalha e campos de tiro. Baseado em dados científicos, o filme tem sido utilizado pela Coligação Internacional para a Proibição das Armas de Urânio (ICBUW), como parte de sua campanha internacional para proibir DU como um componente militar.

(áudio inglês/ legendas em castelhano)

Uranio 238: A Bomba Suja do Pentágono ganhou o Prêmio do Júri como Melhor Curta. Isabel Macdonald: "Ganhar este prêmio vai ajudar os esforços internacionais no sentido de um tratado que proíba armas de urânio empobrecido em todo o mundo”.

Into Eternity (AO INFINITO) Dinamarca, 2010, 75 min, Direção: Michael Madsen, Produtor: Lise Lense-Möller / FILMES Hora Mágica.

Todos os dias, em todo o mundo, grandes quantidades de resíduos altamente radioativos, produzidos por usinas de energia nuclear, são colocados em depósitos provisórios, vulneráveis aos desastres naturais, às catástrofes provocadas pelo homem e às mudanças da sociedade. Na Finlândia, o primeiro depósito permanente do mundo está sendo cavado em uma rocha sólida – um gigantesco sistema de túneis subterrâneos - que precisará ter a durabilidade de 100 mil anos, pois este é o tempo que os resíduos permanecem perigosos.

Ao Infinito ganhou o Prémio do Júri como a melhor longa-metragem

(audio inglês/legenda inglês, contamos com legendagem em português a tempo do festival)  


No dia 30 de Novembro serão debatentes o Dr. António Regedor, histórico ecologista, e o Eng. Pedro Sampaio Nunes.

E os filmes em exibição serão:

4ª feira dia 30 de Novembro, às 21 horas

Após a exibição dos filmes seguir-se-à um debate entre o Eng. Pedro Sampaio Nunes e o Dr. António Regedor (histórico ecologista),

Sendo os filmes:

The Return of Navajo Boy (O Retorno do Menino Navajo) EUA, 2000-2008, 57 min, Direção: Jeff Spitz.

É um documentário aclamado internacionalmente, que reuniu uma família Navajo e desencadeou uma investigação federal sobre contaminação por urânio. Conta a história de Elsie Mae Begay, cuja narrativa em imagens revela uma incrível luta pela justiça ambiental. Um filme da década de 1950, chamado “Navajo Boy”, trouxe a memória de volta para as pessoas nativas que participaram em sua infância do filme, provocando desdobramentos em direções surpreendentes. O documentário incentiva uma família Navajo a compartilhar as lembranças marcantes que envolvem a produção cinematográfica de Hollywood, a mineração de urânio e do mistério de um menino desaparecido há muito tempo por ter sido levado por missionários. Seu nome era John Wayne Cly.

(audio ingles/legendas em português/Brasil)

O Retorno do Menino Navajo foi selecionado como um dos melhores documentários do International Uranium Film Festival de 2011.

O FUTURO IRRADIANTE DO BRASIL Alemanha,2011, 43 min, Direção Ralph Weihermann & Susanne Friess,

O Futuro irradiante do Brasil, é o primeiro documentário sobre a mina de urânio de Caetité, localizado na Bahia. A mineração começou em 2000. Desde esta época a população e o meio ambiente estão em risco por causa da poluição radioativa.

O “Futuro Irradiante do Brasil" teve sua produção concluída apenas uma semana antes do Uranium Film Festival começar. Por isso ele não foi inscrito para a mostra competitiva, mas consideramos importante apresentá-lo, já que é o primeiro filme sobre a mineração de urânio em Caetité

Sem comentários: