sexta-feira, outubro 14, 2011

15 de Outubro: o que é uma Assembleia Popular?

Uma Assembleia Popular é um espaço aberto a todas as pessoas de uma determinada área, seja ela um bairro, uma cidade ou uma região mais alargada. Esse espaço é usado para discutir assuntos que são importantes para todos e decidir como agir para resolver esses assuntos. Uma Assembleia Popular pode tomar decisões através do voto ou tentar chegar a um acordo que seja aceitável para todos (muitas vezes chamado "consenso"). O aspecto mais importante de uma Assembleia Popular é que as decisões são tomadas sob a forma de democracia directa, isto é, cada pessoa tem igual poder na assembleia (http://www.peoplesassemblies.org/2011/07/popular-assemblies-in-revolts-and-revolutions/).

Dia 15 às 19:00 faremos uma Assembleia Popular em S. Bento (Lisboa) e nela tomaremos decisões sobre a continuidade de um protesto cada vez mais necessário. Em Portugal e no Mundo, nós somos a alternativa pacífica e apartidária a esta Crise e a este Sistema. Prepara a tua intervenção! traz as tuas propostas (máximo 3 minutos)! Inscreve-te para falar no local a partir das 19:00. Chegou a hora de fazeres ouvir a tua voz! Chegou a hora de ouvires com atenção a voz dos outros!

Uma Assembleia Popular é mais substancial que uma reunião aberta a todas as pessoas. Ela não é uma reunião única, mas sim uma série de reuniões que se sucedem de forma permanente. Uma Assembleia Popular é uma instituição política – o seu principal objectivo é ser a instituição de decisão política mais importante na área onde se localiza.

De uma forma muito simples, na Assembleia Popular do próximo dia 15 em S. Bento tomaremos conjuntamente a decisão sobre como continuar o protesto. Todos aqueles que se queixam de que o 15Out poderá ser apenas mais um protesto e não ter continuidade, terão na Assembleia Popular de S. Bento a oportunidade de expor as suas preocupações e apresentar propostas que ajudem a definir como o protesto continuará.

Sem comentários: