domingo, outubro 17, 2010

AI exorta Marrocos a proceder à libertação «imediata» dos militantes saharauis dos Direitos do Homem


Londres, 16/10/2010 – A Amnistia Internacional apelou às autoridades marroquinas a que procedam à libertação "imediata" e "sem condições" dos militantes saharauis dos direitos do Homem detidos em Salé (Marrocos).

Os três militantes saharauis : Brahim Dahan, Ali Salem Tamek e Ahmed Naciri, cujo julgamento teve início, ontem, sexta-feira, mas que foi adiado para o dia 5 e Novembro, foram detidos em Outubro do ano passado, no seguimento da sua visita aos acampamentos de refugiados saharauis no sul da Argélia e ao territórios libertados da RASD.

Quatro outros militantes saharauis estão igualmente a ser julgados neste processo — Yahdih Ettarouzi, Essalah Lebihi, Degja Lechgar e Rachid Esghair - mas beneficiaram, a partir de certo momento, de estatuto de liberdade provisória.

Todos eles são acusados de "atentado à segurança interna e à integridade nacional". "É verdadeiramente inaceitável que as autoridades marroquinas inculpem estas sete pessoas, entre as quais se encontram destacados defensores dos direitos humanos e ex-vítimas de desaparecimento forçado, por terem visitado livremente e sem segredos ao acampamentos de refugiados e se encontrado e reunido com membros da Frente Polisario", declarou o director do Programa da Amnistia Internacional para o Próximo Oriente e Norte de África, Malcolm Smart.

"Brahim Dahane, Ali Salem Tamek e Ahmed Nassiri encontram-se, desde há mais de um ano, encarcerados por acções que apenas representam o exercício pacífico do seu direito à liberdade de expressão e associação. As acusações contra eles formuladas têm uma motivação política clara e devem ser imediatamente retiradas. Estes processos não devem prosseguir", afirmou aquele responsável da AI.

Estes sete militantes saharauis defensores dos Direitos Humanos logo após a sua prisão foram apresentados a um tribunal militar, o qual se declarou incompetente para julgar o processo apenas no passado dia 25 de Setembro. A questão transitou para o Juízo Criminal do Tribunal de Casablanca.


Informação divulgada pela SPS – agência noticiosa saharaui.
Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental

Sem comentários: