quarta-feira, junho 30, 2010

Plataforma Anti-Tourada na Assembleia Municipal de Setúbal

Intervenção da Plataforma Anti-tourada na Assembleia Municipal de Setúbal a 30 de Junho, às 21:30h.


Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Municipal,
Excelentíssima Mesa da Assembleia,
Excelentíssimos Senhores Membros do Executivo,
Excelentíssimos Senhores Deputados de todas as forças partidárias com assento nesta Assembleia,
Boa noite.

Estou aqui hoje na qualidade de porta-voz da Plataforma de Acção pela Ética Animal em Setúbal, que se não é ainda conhecida por Vossas Excelências, sê-lo-á futuramente pela sua abreviatura, ES Animal. Trata-se de uma plataforma de vários cidadãos e instituições que visam combates específicos em prol da defesa dos direitos dos animais. Em Setúbal, infelizmente, ela é muito necessária.

Poderíamos falar das condições aviltantes do canil municipal, do perigo para a saúde pública da inexistência de controlo das espécies que vivem em ambiente urbano, da morte anunciada dos golfinhos do Sado – imagem de marca desta cidade, mas hoje, trazemos especificamente o nosso total rejeição pela anunciada tourada promovida por esta autarquia, na próxima Feira de Santiago.

A aceitação de actos de barbárie e tortura a animais num espectáculo público é condenável, mas a sua promoção, ainda mais com dinheiros públicos é, do nosso ponto de vista, repugnante. Recusamos este infame patrocínio, anunciado pela Comunicação Social local, pedindo a Vossas Excelências que, pelas razões que já de seguida enumeraremos, se pronunciem e alterem essa decisão. Assim:

  • Setúbal é um Concelho cuja identidade histórica é marítima e comercial, não tendo, consequentemente, a cultura da ganadaria, que é rural. Pôr a Moita, o Montijo e Alcochete ao nível de Setúbal é diminuir esta cidade. Houve somente uma tourada em todo o Século XVIII. A Praça existente, construída por António José Baptista, foi paga pelo autarca reaccionário mais populista que Setúbal teve em toda a Monarquia, com o objectivo de adormecer os movimentos republicano, socialista e anarco-sindicalista de Setúbal. Essa atitude pautou-se pelo insucesso! Setúbal não tem tradição de touradas!

  • A promoção cultural que Setúbal necessita passa, do nosso ponto de vista, pela reabertura do Fórum Luísa Todi, pela reabertura do Convento de Jesus, por um Charlot condigno, por uma Biblioteca decente, por uma fortaleza de S. Filipe sem risco de derrocada, por uma mobilização de boas vontades em defesa dos nossos clubes desportivos, pelo apoio às instituições e movimentos culturais da cidade, principalmente com os quais os cidadãos se identificam. Do nosso ponto de vista, as verbas desse patrocínio, que é pago com o dinheiros dos munícipes de Setúbal, devem ser canalizadas para outros eventos. Esta tourada não promove crescimento, só a morte!

  • A promoção turística que Setúbal precisa passa, do nosso ponto de vista, pelo correcto funcionamento do triângulo mágico constituído pela Arrábida, Estuário do Sado e Tróia, tendo como ponto central um Centro Histórico aberto e dinâmico, com monumentos visitáveis e criação artística que alimente o potencial de agrado que Setúbal possui. Não acreditamos que o pagamento público desta tourada nos traga mais turistas. Esta tourada não promove riqueza, só o sangue!

  • A razão que levou ao encerramento da “Carlos Relvas” foi a falta de segurança. Porém, não se inibe este Executivo de pagar uma Praça desmontável, onde já há um historial de acidentes com crianças. Mesmo que esses acidentes não se tenham revestido de grande gravidade, a verdade é que existiram. No contexto da Feira de Santiago, tal poderá vir a revelar-se explosivo! Em nome das nossas crianças, as quais vão ser confrontadas com violência, pedimos que em prol da sua segurança, não se faça a tourada!

  • Na coligação que compõe este Executivo existe um partido ecologista. Onde está?
    Gostaríamos que esclarecesse a sua posição sobre este assunto, à luz dos nobres princípios éticos que sempre os caracterizaram.

A cultura da violência não é a que queremos para esta cidade. Temos sérias responsabilidades no exemplo e no legado que damos às gerações futuras.

Caríssimas e distintíssimas senhoras deputadas, caríssimos e distintíssimos senhores deputados, honram-nos com o facto de nos ouvirem. Pedimos agora que nos honrem, cidadãos, com o vosso bom senso, com o vosso humanismo e com a vossa sábia decisão.

Obrigado.


Assembleia Municipal de Setúbal, em 30 de Junho de 2010, 21:30h
Assina: ES ANIMAL – Plataforma de Acção pela Ética Animal em Setúbal

Sem comentários: