quinta-feira, junho 03, 2010

Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos expressa preocupação sobre a situação no Sahara Ocidental

Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Navanethem Pillay, em carta dirigida ao SG da Frente Polisario, expressa a sua preocupação pela situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado, em particular, o tratamento dos presos políticos saharauis em cárceres marroquinos.

"Gostaria de lhe agradecer a sua carta datada de do passado dia 10 de Abril 2010 relativamente à situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Também estou preocupada com a actual situação no território", afirma aquela alta funcionária da ONU.

Navanethem Pillay, na sua missiva, assegura a Mohamed Abdelaziz que a informação sobre a situação dos presos políticos saharauis e os desaparecimentos foi remetida às instâncias das Nações Unidas responsáveis pelos mecanismos de direitos humanos a fim de ser dado o seguimento adequado.

Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirma também que tomou nota da recomendação feita na carta de Mohamed Abdelaziz sobre a necessidade de enviar ao território uma delegação da ACNUDH para examinar a situação actual e para garantir a protecção dos direitos humanos no Sahara Ocidental, a fim de elaborar um relatório detalhado e equitativo sobre o tema.

Navanethem Pillay Pillay garantiu que a ONU, no momento actual, continuará a acompanhar a situação a partir de Genebra.


Informação tendo por base despacho da agência saharaui SPS
Divulgada pela Associação de Amizade – Portugal Sahara Ocidental
03-06-2010

Sem comentários: