sábado, fevereiro 20, 2010

Conferência Internacional de Apoio ao Povo Saharaui

GRANADA - 6 e 7 de Março de 2010

Conferência Internacional de Apoio ao Povo Saharaui

SEM LIBERDADE NEM DIREITOS HUMANOS…

NÃO AO ESTATUTO COM MARROCOS!




Todos a Granada!

Dia 7, DOMINGO - 12,30 h.

Grande Manifestação de Solidariedade com o Povo Saharaui

A cabeça da manifestação empunhará uma enorme palavra-de-ordem:

"Sin libertad ni Derechos Humanos¡¡ NO al Estatuto con Marruecos!!"


Saída: JARDINES DEL TRIUNFO

Termo: PLAZA BIB-RAMBLA

Percurso: TRIUNFO, GRAN VÍA, REYES CATÓLICOS, SALAMANCA e PLAZA BIBRAMBLA



No próximo mês de Março realiza-se na cidade de Granada a primeira Cimeira UE-Marrocos, uma iniciativa da actual Presidência Espanhola da União Europeia, após a concessão do Estatuto Avançado àquele país magrebino que converte Marrocos num parceiro preferencial da União.

Enquanto isso, Marrocos continua a ocupar ilegalmente um país vizinho, espoliando-o; negando-se a respeitar as resoluções da ONU respeitante à realização de um referendo de autodeterminação para o Povo Saharaui e violando diariamente os Direitos Humanos, especialmente os da população saharaui que vive reprimida e torturada na zona ocupada daquela que foi a antiga colónia espanhola do Norte de África.

Para denunciar estas violações irá realizar-se, em paralelo e em simultâneo, em Granada, nos dias 6 e 7 de Março de 2010, a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE APOIO AO POVO SAHARAUI.

Face a um Marrocos de um autoritarismo sem limites e da real ausência de democracia, estamos conscientes do natural interesse do Estado Espanhol e da União Europeia no seu conjunto no que representa um Marrocos democrático. A União Europeia deve persuadir o regime alauita da obrigação moral e política de garantir o Direito de Autodeterminação no Sahara Ocidental através da realização de um referendo de autodeterminação. Sem uma saída democrática para o conflito do Sahara Ocidental é verdadeiramente irresponsável pensar numa verdadeira transição para a democracia em Marrocos.

A Conferência denuncia o governo marroquino (agora parceiro europeu) pela violação sistemática dos Direitos Humanos e espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental, e exige a organização do Referendo de Autodeterminação e a inclusão do tema do Sahara Ocidental na Agenda da Presidência Espanhola da União Europeia.

Direcção de email para atender qualquer assunto relacionado com a Conferência de Granada (inscrição, observações, etc.):

Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental
portugal.sahara@gmail.com
0145360801@netcabo.pt

Nota: Os lugares para a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE APOIO AO POVO SAHARAUI têm, naturalmente, um número limitado, pelo que é necessário acreditação para nela participar.

20-02-2010

Sem comentários: