quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Conferência Internacional de Apoio ao Povo Saharaui


Granada, dias 6 e 7 de Março de 2010

OBJECTIVO:

Reunida em Barcelona, em Novembro de 2009, a 35ª EUCOCO (Conferência de Apoio ao Povo Saharaui) — face à prevista Cimeira da Presidência Espanhola da União Europeia (UE) e o Reino de Marrocos, agendada para Granada (Espanha) nos dias 6 e 7 do mês de Março de 2010 —, acordou, por unanimidade, realizar em paralelo uma Conferência Internacional de carácter político sobre o Sahara Ocidental, fazendo-a coincidir com a que realiza a UE e Marrocos, assim como outras acções que visam dar visibilidade ao conflito que opõe Marrocos às populações do Sahara Ocidental.

A conferência, denominada "Conferência Internacional de apoio ao Povo Saharaui", tem por objectivo mostrar à sociedade espanhola que as relações entre a UE e Marrocos não são possíveis enquanto este país continuar a ocupar ilegalmente um país vizinho, se negar a respeitar as resoluções da ONU sobre a celebração de um referendo de autodeterminação para o Povo Saharaui e persista em violar de forma sistemática os directos humanos.

A "Conferência Internacional de apoio ao Povo Saharaui" pretende contrariar as mensagens do Governo espanhol e marroquino sobre a importância estratégica de Marrocos e seu contributo para a UE, e a preparação da assinatura por aquele país do "Estatuto Avançado" de associado preferente da UE.

As mensagens da Conferência Internacional de apoio ao Povo Saharaui são:

  • Exigência do referendo de Autodeterminação.

  • Denúncia da violação dos Direitos Humanos.

  • Denúncia da espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental, contrária ao direito internacional civil e humanitário.

  • A inclusão do tema do Sahara na Agenda da Presidência espanhola da UE.

CONTEXTO:

A conferência tem lugar num contexto político europeu, tratando-se de um encontro para debater o relacionamento entre a UE e Marrocos, num momento em que a Presidência Europeia pretende conceder um Estatuto de "associado privilegiado" a Marrocos. Não obstante o enquadramento claramente europeu, assistirão à "Conferência Internacional de apoio ao Povo Saharaui", como convidados, representantes internacionais do movimento político e civil de solidariedade com o Povo Saharaui.

Calendário da Conferência e acções públicas previstas para Granada, durante os dias 6 e7 de Março de 2010.

ANEXO 1

CALENDÁRIO E HORÁRIO DA CONFERÊNCIA



Dia: 6 de Março

11.00 h. - Conferência de Imprensa, na Associação de Imprensa ou lugar a indicar.

12,00 h. - Abertura da Exposição temática sobre o Sahara Ocidental.

18,00 h. - Credenciação dos participantes inscritos

18,30 h. - Projecção de curta-metragem sobre a violação dos DD.HH.

18, 45 h. - Abertura da Conferência: Autoridade pública andaluza

  • Apresentação e saudação do Presidente da FANDAS (Federação Andaluza de Associações Solidárias com o Sahara): Francisco Guerrero

  • Intervenção do Presidente da Task Force: senador Pierre Galand

  • Intervenção do Presidente da CEAS (Coordenadora Estatal de Associações de Solidariedade com o Sahara: José Taboada

19,30 h. – Tema: "O cenário internacional do conflito do Sahara Ocidental" - Mohamed Sidati, Ministro Conselheiro da RASD para a Europa.

20,00 h. MESA REDONDA: "A responsabilidade da Europa no conflito do Sahara Ocidental" (Outra Europa é possível).

- Parlamentares e forças políticas europeias.

21,00 h. - Encerramento da sessão.

 
Dia: 7 de Março

09,30 h. - Projecção da curta-metragem sobre a greve de fome de Aminetu Haidar, apresentada por artistas e pela Plataforma de apoio a Aminetu.

10,30 h. – Tema: "Situação nos territórios ocupados do Sahara Ocidental"

- Intervenção de activistas saharauis dos direitos humanos dos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental.

11,45 h. - Leitura e aprovação do Manifesto da Conferência.


ANEXO 2

ACAMPAMENTO E MANIFESTAÇÃO DIA 6 E 7 DE MARÇO



1º - ACAMPAMENTO em Granada Sábado, dia 6 de Março.

Aos participantes na Manifestação e noutros eventos que se venham a realizar em torno da Cimeira EU-Marrocos, procurar-se-á proporcionar-lhes informação de alojamento e zonas da acampamento (parques ou zonas livres), na cidade de Granada.

O acampamento será livre, estando a ser estudada a possibilidade de realização de um Concerto Solidário, em conjunto com o Fosos Social de Granada.

2º - Manifestação Domingo día 7 de Marçoo às 13 h.

Está previsto que o lugar de concentração para o início da manifestação seja a Plaza del Triunfo1 de Granada, junto ao começo da Avenida. da Gran Vía. A cabeça da Manifestação empunhará uma grande pancarta, com a palavra-de-ordem: "Sem liberdade nem direitos Humanos." ¡¡ Não ao Estatuto com Marrocos!!, percorrendo a manifestação a Gran Vía, até ao El Salón, onde terminerá com a leitura de um Manifesto aprovado pela Conferência.


CEAS-Sáhara. Madrid, Janeiro 2010

1 Poderão ser estudados percursos alternativos, ante a possibilidade de coincidências com outras manifestações (como a dos Agricultores, etc.) e/ou a possível recusa por parte das autoridades governamentais.

Informação distribuída pela Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental

03-02-2010

Sem comentários: