segunda-feira, outubro 05, 2009

Vidas Alternativas 190

O VA desta semana, o 190, é todo ele dedicado ao dia da República, comemorado a 5 de Outubro. Resolvemos então entrevistar uma serie de cidadãos relevantes nesta questâo que nos falam do significado do evento.

Primeiro Rui Vieira Nery, musicólogo, que nos explica como aparece A Portuguesa, que depois veio a ser o Hino Nacional republicano. M. Helena Carvalho dos Santos, prof.ª universitária, fala-nos do ideal republicano ao longo dos tempos, a começar na Grécia. Seguem-se dois sociólogos em grande parte coincidentes na sua análise de como o ideal republicano está a ser mal defendido nos nosso dias em Portugal. Luís Mateus, militante desta causa, refere o que deviam ser as comemoraçoes do centenário que se iniciam para o ano. A Drª M. Helena Corrêa, coordenadora dos Centros Escolares Republicanos, fala-nos da sua história, do ideal que sempre os norteou - a instrução pública - e como recuperá-los para o tempo presente.

Referimos ainda o impacto que teve na opinião publica o apelo dos cidadãos Compromisso à Esquerda (www.compromissoaesquerda.com) em que se pede aos partidos da esquerda um entendimento mínimo que não empurre o PS para os braços da direita, designadamente CDS, agora o 3º partido. Ver também neste portal e está aberto à subscrição de todos .

Uma palavra final para o encontro dos jovens Liberais Europeus em Lisboa. São um grupo de jovens políticos, não de esquerda, preocupados com formas de implementar a Cidadania e a Diversidade. No painel a que estive presente, como convidado, falou-se da forma como implementar a cidadania plena dos glbt, o que mostra que este problema é mais de Direitos Humanos do que de bandeiras exclusivamente partidárias. A não esquecer ….

Fica de novo o apelo aos nossos internautas para que intervenham com comentários, críticas ou trabalhos que façam e os enviem para este portal.

António Serzedelo - editor

www.vidasalternativas.eu

Sem comentários: