sexta-feira, março 13, 2009

EUA: por medidas reguladoras para os produtos básicos - Campanha internacional

O Congresso dos Estados Unidos está actualmente analisando uma nova legislação para dar um freio na especulação desenfreada nos mercados de produtos básicos que ajudou a impulsionar a drástica subida do preço dos alimentos básicos durante o ano passado. O colapso económico mundial alimentado pela imprudência e irresponsabilidade de Wall Street está tornando os congressistas dos EUA mais receptivos à ideia de proceder a construtivas e importantes reformas que pode dar um golpe na excessiva especulação dos mercados de produtos básicos. Fortes medidas anti-especulação nos Estados Unidos iriam ajudar a reduzir a volatilidade dos preços mundiais do trigo, arroz, milho e outros alimentos básicos nos mercados mundiais, devido ao grande papel que os mercados de produtos básicos dos Estados Unidos exercem sobre os preços mundiais. O Congresso dos Estados Unidos precisa saber que as organizações que lutam por justiça social mundo afora querem eliminar as bolhas especulativas nos mercados de produtos básicos, que tiram alimentos do alcance de centenas de milhões de pessoas.

Por favor, analisem a possibilidade de incluir a vossa organização nesta luta, subscrevendo esta importante carta, além de enviá-la para outros que estejam igualmente preocupados com alta do preço de alimentos e da energia ao redor do mundo. O prazo final para assinar é o dia em 15 Março.

Para assinar, basta enviar o nome da organização (na forma como você gostaria que ele aparecesse na carta) e onde ela se localiza. Envie esta informação para David Kane (dkane@maryknoll.org.)

Para mais informações sobre este tema consultar os sítios seguintes:
www.maryknollogc.org/economic/especulation/worldfoodprices.htm
www.tradeobservatory.org/library.cfm?RefID=104414
www.accidentalhuntbrothers.com


Presidente Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos de América
1600 Pennsylvania Ave. NW
Washington, D.C. 20500
18 de Fevereiro de 2009

Prezado senhor Presidente:

Em 2008, o preço dos alimentos básicos cresceu em proporções absurdas. Entre Maio de 2007 e Março de 2008, o preço do trigo de inverno aumentou em 137%. De Julho de 2007 a Junho de 2008, o preço do milho aumentou em 98%. Outros produtos agrícolas aumentaram de maneira similar colocando em risco a subsistência de mais 200 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento. Famílias acostumadas a comprar kilos de cereais estão sendo capazes de comprar apenas gramas dos mesmos produtos. Pessoas estão passando fome. Crianças pararam de crescer por meses, outros morreram. O alto preço de comida foi seguido por uma repentina caída do preço dos produtos agrícolas no mercado de futuros (produtos básicos). De facto, alguns produtos alimentares tiveram os seus preços reduzidos no mercado de produtos básicos a níveis tão baixos que muitos agricultores nos países em desenvolvimento e nos Estados Unidos estão sendo forçados a deixar as suas terras. O mundo dos mercados de produtos básicos tornou-se um lugar perigoso e inaceitável.

Uma parte significativa da flutuação dos preços no ano passado é um resultado da especulação excessiva dos mercados de produtos básicos por grandes fundos de investimentos e bancos que ajudaram a criar a actual derrocada da economia. Os preços dos produtos agrícolas foram indiscutivelmente impactados pelo aumento da procura para agro-combustíveis e a falta de reservas estratégicas de sementes. E a actual crise económica global tem reduzido a procura geral e impulsionado a queda dos preços. Entretanto, está claro que a especulação excessiva dos mercados de produtos básicos nos Estados Unidos exacerbou radicalmente a volatilidade dos preços dos alimentos a nível global. Isto foi mais do que uma simples questão de oferta e procura que levou à crise dos alimentos em 2008.

A desregulação estatal dos mercados futuros de produtos básicos, começando nos anos 90 e culminando na Emenda Constitucional de Modernização dos Mercados de Futuros de 2000, estimulou grandes investidores a participar pela primeira vez desde o período da Grande Depressão. Estes investidores de fundos de pensões, fundos de investimentos, fundos de reserva e outros aumentaram a massiva flutuação de preços que testemunhámos em 2008. Tudo isto poderia ter sido resolvido com medidas sérias que se fossem implementadas teriam anulado os efeitos que levaram a má nutrição e fome causada pelo jogo especulativo dos preços dos alimentos. Reformas importantes são necessárias agora para prevenir que mega-investidores vejam o mercado de produtos básicos como um casino que eles podem apostar na fome dos outros.

É por causa disto que as organizações nacionais e internacionais abaixo assinadas estão preocupadas com os preços dos alimentos e energia mundiais. Escrevo para pedir-lhe que trabalhe rapidamente para retomar a regulação dos mercados de futuros de produtos alimentícios e energéticos para anular a especulação excessiva que tem tão claramente aumentado a volatilidade dos preços nos últimos anos. Fazendo isso, o senhor estará ajudando a criar um mercado mundial de produtos básicos mais estável e eficaz. Nós não poderemos permitir que as nossas necessidades básicas de alimentos estejam sujeitas aos desejos dos investidores.

Sinceramente,

Cc: Representative Nancy Pelosi, Speaker of the House
Representative Eric Cantor, Minority Whip
Senator Harry Reid, Senate majority leader
Senator Mitch McConnell, Senate minority leader
Representative Collin C. Peterson, Chairman, House Committee on Agriculture
Representative Frank D. Lucas, Ranking Member, House Committee on Agriculture
Senator Tom Harkin, Chairman, Senate Committee on Agriculture, Nutrition and Forestry
Senator Saxby Chambliss, Ranking Member, Senate Committee on Agriculture, Nutrition and Forestry
Representative Henry A. Waxman, Chairman, House Committee on Energy and Commerce
Representative Joe Barton, Ranking Member, House Committee on Energy and Commerce
Senator Jeff Bingaman, Chairman, Senate Committee on Energy and Natural Resources
Senator Lisa Murkowski, Ranking Member, Senate Committee on Energy and Natural Resources
Representative Barney Frank, Chairman, House Committee on Financial Services
Representative Spencer Baucus, Ranking Member, House Committee on Financial Services
Senator Max Baucus, Chairman, Senate Committee on Finance
Senator Chuck Grassley, Ranking Minority Member, Senate Committee on Finance


JUBILEO SUR / AMÉRICAS
Piedras 730
(1070) Buenos Aires, Argentina
T/F +5411-43071867
jubileosur@wamani.apc.org
www.jubileosuramericas.org
www.jubileesouth.org

Sem comentários: