quarta-feira, fevereiro 04, 2009

FUCK MAY 68 FIGHT NOW

Sábado, 7 de Fev a partir das 17h30
Galeria zé dos bois, Rua da Barroca, 59
proposta de www.radioleonor.org


«Por todo o lado cresce o deserto. O "império", o "capitalismo", o "biopoder", o "espectáculo" - os nomes para o descrever são tantos como as formas de resistência que se lhe opõem. Aos anos do neoliberalismo triunfante sucedem-se guerras infinitas e crises mundiais. A mudança de época é assinalada por momentos de conflito social e de subversão do quotidiano que tomam as ruas das grandes metrópoles, ocupam espaços e atravessam corpos, redescobrindo o prazer cúmplice do jogo e a partilha da desobediência. Chiapas, Seattle, Kabília, Génova, Buenos Aires, Paris, Barcelona, Atenas - o mapa do mundo enche-se de sinais que apontam a insurreição que vem.

Face à ameaça de um levantamento global, os vários Estados sofisticam não apenas as suas técnicas de vigilância, controlo e repressão, como também os discursos que legitimam e banalizam o seu uso. Toda a resistência é uma ameaça, todos os rebeldes se tornam possíveis terroristas.

Em Novembro de 2008, após a circulação de alguns comboios de alta velocidade ter sido interrompida por actos de sabotagem não reivindicados, a polícia francesa deteve nove habitantes da pequena aldeia de Tarnac, incriminados por "associação com fins terroristas". Numa gigantesca manipulação apoiada pelos media, o Ministério Público prendeu aqueles que considera serem os «cérebros» por trás das sabotagens, destruições e ilegalidades que vêm caracterizando inúmeros conflitos sociais em França. Na ausência de provas, criminalizou textos e ideias, lançando uma ameaça contra todas as formas de pensamento crítico. Apresentar, divulgar e partilhar as propostas, reflexões e experiências criminalizadas pelo Estado francês assumiu agora a forma mais elementar de solidariedade.
»

FILME > 17h30 > Get rid of yourself, de Bernadette Corporation. 2003, '61 min

CONVERSA > 18h40 > A insurreição que vem: Da Grécia a Tarnac, por radioleonor.org

APPEL > Lançamento do livro "Appel" (edições antipáticas, 2008)

JANTAR > 20h30 > vegetariano

CONCERTO > 22h30 > GAF

DJ SET > 23h00 > Les Tétons Baptiste | Dj Vaipes

(entrada_3€; entrada+appel_5€)

Sem comentários: