domingo, dezembro 21, 2008

Em apoio aos estudantes perseguidos no Brasil

Solicitamos apoio aos estudantes perseguidos pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes - SP, na forma de envio de moções de repúdio à universidade e apoio aos estudantes.

Em Novembro, ocorreram eleições para o DCE [Associação de Estudantes] desta universidade, que era controlado pelo PSDB. O grupo de situação estava no poder da entidade há 7 anos, sem que organizassem eleições, bem como compactuava com as políticas da universidade de aumento de mensalidades [propinas] e pressão aos inadimplentes [estudantes que estão em dívida].

Os estudantes formaram a Chapa [Lista] 2, "Nada Será Como Antes", em oposição ao DCE pelego [amarelo; ligado à administração, aos patrões, etc.] e fizeram discussões na base estudantil, sobre a democracia no movimento estudantil, a importância da organização de base e a luta contra o aumento das mensalidades [propinas]. Houve grande receptividade e apoio à chapa 2 na base dos estudantes da UBC.

Mas, a chapa [lista] 1 (situação), venceu as eleições através de uma escandalosa fraude. Os estudantes da chapa [lista] 2 e apoiadores [apoiantes] organizaram duas manifestações pacíficas (em protesto contra a fraude) e o preço das mensalidades [propinas].

A universidade reagiu de forma inconstitucional e autoritária, suspendendo 12 estudantes por 30 dias, sem ao menos abrir julgamento [processo] antes, abrindo boletim de ocorrência [levantando um auto] contra 15 pessoas, perseguindo estudantes, professores e apoiadores [apoiantes]. Foram feitos inquéritos de caráter ditatorial contra os estudantes suspensos, onde estes foram submetidos a pressão psicológica, pressionados a delatar colegas, reconhecer pessoas em fotografias e dizer aonde o movimento se reunia. Estudantes sofreram pressões e até intimidações de seguranças particulares, e relataram ser seguidos na rua.

Iniciou-se uma intensa campanha em solidariedade aos estudantes perseguidos, unindo estudantes, sindicalistas, trabalhadores e a sociedade civil, pela anulação das suspensões, pela anulação do boletim de ocorrência [auto] e em denúncia das arbitrariedades desta universidade, que além de aumentar abusivamente as mensalidades [propinas] e pressionar os inadimplentes, reprime qualquer manifestação de descontentamento, de forma inconstitucional, autoritária e fascista; utilizando um regimento [regulamento] interno inconstitucional e métodos típicos de um estado de exceção, lembrando a ditadura militar.

Nós, da sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores, não podemos deixar passar este tipo de atitude, que é a criminalização e perseguição a movimentos sociais, pois isto abre precedentes para posteriores perseguições aos demais movimentos.

Por isso, solicitamos encarecidamente aos companheiros que enviem moções de repúdio à universidade com cópia para a imprensa (e também se possível, moções de apoio aos estudantes perseguidos), bem como que repassem esta denúncia e pedido de socorro adiante para outros movimentos sociais.

Vamos dar (um) basta a essa perseguição e mostrar nossa disposição em dar um não à criminalização dos movimentos sociais e manifestar nossa defesa da democracia.

Sem comentários: