segunda-feira, outubro 20, 2008

A crise: uma oportunidade histórica de mudança


Aproveitando a realização em Pequim (China) do Fórum dos Povos da Ásia-Europa, duas organizações – o Transnational Institute e a Focus on the Global South - promoveram, durante as noites de 13 a 15 de Outubro, encontros informais de activistas para discussão da actual crise mundial e dos desafios que a mesma coloca ao movimento popular.

Destes debates saiu uma declaração – a Declaração de Pequim: A crise económica mundial, uma oportunidade histórica para a transformação - contemplando um conjunto de propostas alternativas de organização da vida colectiva que agora são postas à discussão para serem transformadas em movimento.

As propostas avançadas estão agrupadas em seis áreas:

  • Finanças;

  • Fiscalidade;

  • Despesa pública e investimento;

  • Comércio internacional;

  • Ambiente;

  • Agricultura e indústria.

Como escrevem os seus subscritores – organizações da Ásia e da Europa e cidadãos de África, América Latina, Ásia e Europa - «estas são propostas práticas, do senso comum. Algumas são iniciativas já em curso e comprovadamente viáveis. O seu sucesso necessita ser publicitado e generalizado, de modo a inspirar a sua multiplicação. Outras não são susceptíveis de ser executadas apenas pelos seus méritos. É necessária vontade política. Cada proposta é, portanto, um convite à acção.»

A intenção dos seus promotores é aproveitar a realização do Fórum Social Mundial em Belém (Brasil) em finais de Janeiro de 2009 para fazer um ponto de situação da iniciativa e articular esforços para que a mesma faça a diferença.

A Declaração de Pequim pode ser lida na íntegra aqui.

E em Portugal, como vai ser? Há disponibilidades – e vontades – para fazer eco desta iniciativa?

Sem comentários: