terça-feira, abril 08, 2008

Manifesto S.O.S. Rio Paiva


Somos um grupo de cidadãos preocupados e empenhados na preservação e valorização do vale do Rio Paiva. Este movimento recebeu a denominação de 'SOS Rio Paiva' em 1999, quando a empresa 'Àguas do Douro e Paiva' manifestou a intenção de construír uma barragem no Rio Paiva, para abastecimento de água ao grande Porto, projecto que felizmente, parece ter sido abandonado. No entanto as ameaças subsistem, e aquele que ainda há pouco tempo era considerado o Rio menos poluído da Europa começa a apresentar cada vez mais sinais preocupantes de poluição. A pressão humana acentua-se e, ao mesmo tempo, a desertificação das aldeias tradicionais e o abandono dos terrenos agrícolas fazem-nos agir para inverter este processo de degradação.

Por isso lançamos este MANIFESTO para que possa ser subscrito por tod@s quantos se preocupam em travar a exploração ambiental e humana, contribuindo desta forma para a preservação de um espaço único como é o vale do Paiva:
http://www.petitiononline.com/RioPaiva/petition.html

O 'SOS Rio Paiva' pretende mobilizar os cidadãos para a participação cívica, na defesa e valorização do património natural que é o corredor do vale do Paiva, encaixado entre as serras de Leomil, Montemuro e Freita.

www.sosriopaiva.blogspot.com

Sem comentários: