quinta-feira, março 27, 2008

Jornadas da Não-Violência


"Neste desgraçado mundo em que a força e a injustiça se assenhoreiam por campos e cidades, como é que se pensa acabar com a violência?"

Como é que se pensa acabar com a violência? Esta é a questão fundamental dos nossos dias. Vivemos num mundo de guerras e agressões; de pobreza e exploração; de fanatismo e intolerância; de racismo e sexismo; de coacção, censura e manipulação. A violência deste sistema deixa pouca margem de manobra para a oposição construtiva, incentivando novas formas de irracionalismo destrutivo, como é o caso do terrorismo. Porém, a via das armas apenas gera mais sofrimento e violência. A única saída é a força da não-violência.

As alternativas a uma ordem global que tem aumentado a discriminação, a pobreza e a violência terão de partir das pessoas que não concordam com o rumo dos acontecimentos, terão de partir da base social e de novas formas de organização que propiciem a convergência na diversidade. O Movimento Humanista convidou, por isso, pessoas e associações de áreas muito diversas para debater os assuntos que considera prioritários para Portugal e para a Europa, numa antecipação do Fórum Humanista Europeu, que se realizará em Milão, nos dias 17 a 19 de Outubro de 2008.

Dia 29 de Março de 2008

Programa:

10h-13h

Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos - Porto


Abertura

Conferência "O Diálogo entre Culturas e a Imigração"


Luciana Mendonça - Membro da Direcção da AACILUS (Associação de Apoio à Imigração das Comunidades Sul-Americanas e Africanas)

Luís Filipe Guerra – Porta-voz do Movimento Humanista

14h30-17h30

Casa da Cultura de Paranhos - Porto


Mesas de Trabalho

- Paz e desarmamento nuclear mundial;

- Diálogo entre culturas e imigração;

- Saúde e Direitos Fundamentais;

- Energia e água;

- Violência sobre a Juventude: psicofármacos e psicotrópicos.

Para mais informações:
www.movimentohumanista.com

Luís Filipe Guerra

Sem comentários: