quarta-feira, março 05, 2008

Interface: revista sobre e para movimentos sociais


O desenvolvimento e a crescente visibilidade dos movimentos sociais nos últimos anos têm mostrado a capacidade que estes movimentos têm de gerar conhecimento. Este conhecimento é gerado através do globo, numa grande e rica variedade de formas e de contextos.

Nós somos um grupo, oriundo de vários países, composto por:
- activistas de vários movimentos;
- investigadores trabalhando com movimentos sociais;
- académicos progressistas.

Está a ser formada uma secção Lusófona incluindo Portugal, Brazil, os PALOPS e Timor-Leste.

Estamos envolvidos em vários projectos de apoio ao desenvolvimento dos diversos processos de geração de conhecimento por parte de movimentos sociais. Através deste trabalho reconhecemos o quanto temos a aprender uns com os outros, seja através das experiências específicas de cada movimento, ou das linguagens desenvolvidas dentro ou em torno dos vários movimentos sociais em vários lugares e épocas.

O objectivo desta revista é a de fomentar a aprendizagem recíproca a partir das actividades e lutas políticas dos movimentos sociais, atravessando:
- movimentos, as suas ideias e seus objectivos;
- continentes e culturas;
- diferentes tradições teóricas e disciplinares.

Esta publicação será um espaço de reflexão, teorização e partilha de ideias e experiências entre movimentos sociais, com o objectivo de reforçar as suas estratégias, capacidade de mobilização e de influência política.

Tem como objectivo promover a analise social, económica e política, assim como a troca de conhecimentos, por parte de participantes de movimentos sociais e investigadores que desenvolvem pesquisa e teoria que sejam relevantes para os mesmos. Esta revista procura incluir material que seja usado de forma concreta no dia-a-dia dos movimentos sociais. Tal material será usável nas actividades dos movimentos sociais devido não só ao seu conteúdo e objectivos, mas também ao teor da sua linguagem.

Esperamos que este processo permita o intercâmbio e a aprendizagem de ideias e estratégias utilizáveis genericamente a partir dos processos e experiências específicos dos vários movimentos sociais.

Esperamos que também permita a tradução de conhecimento entre movimentos e através dos diferentes contextos nos quais estes operam.

Os movimentos sociais sempre geraram conhecimento, quer no seu funcionamento interno, quer em aliança com outros movimentos. Gostaríamos de continuar a rica tradição já estabelecida por vários activistas, investigadores e académicos. O objectivo desta revista é o de reforçar e complementar os processos já existentes, sem se substituir a nenhum deles. Estrutura: A nossa visão é a de desenvolver uma revista temática onde activistas e investigadores partilhem, comentem e enriqueçam reciprocamente o seu trabalho, como parte do processo de tradução de conhecimentos que propomos desenvolver.

Procuraremos incluir não só pesquisa formal (qualitativa e quantitativa), mas também escritos de teor prático sobre vários aspectos dos movimentos sociais. Procuramos escritos em vários formatos, adaptados ás diferentes vozes que queiras se expressar nesta publicação. Estes podem incluir, a título de exemplo:
- artigos convencionais
- ensaios críticos sobre outras publicações
- discussões e entrevistas
- notas sobre estratégia e acção
- documentos e comunicações
- ... entre outros.

O nosso foco durante o processo de edição será o de realçar a qualidade dos conhecimentos formulados pelos movimentos sociais e promover a sua partilha entre movimentos. Procuraremos auxiliar @s autor@s a encontrar formas de expressar a sua visão, de forma a que tod@s se façam entender através de fronteiras geográficas, sociais, culturais e políticas. Esta revista será publicada na Internet de forma gratuita e em várias línguas (incluindo o Português, o Inglês, o Espanhol e o Francês), de forma a torná-la o mais acessível possível. Esperamos incluir na nossa estrutura editorial vários grupos semi-autónomos, focados em diferentes regiões do globo e em diferentes línguas.

Estes grupos partilharão uma visão comum e traduzirão artigos das outras regiões. No entanto, gozarão de vasta autonomia sobre a forma como desenvolverão a sua secção da revista. Junte-se a nós:Procuramos investigadores comprometidos socialmente, quer no âmbito de movimentos sociais ou da academia, que se disponham a desenvolver conhecimento de e para movimentos sociais e que queiram trabalhar conosco no desenvolvimento deste projecto.

Também procuramos activistas e académicos que, embora não estando interessados em fazer parte da estrutura organizativa da revista, queiram no entanto fazer parte do nosso grupo editorial e rever artigos, sugerir estratégias, etc. O nosso objectivo é o de começar as nossas actividades durante o Verão de 2008, com vista a estarmos disponíveis para receber artigos para o primeiro número o mais tardar em Janeiro de 2009.

Nessa altura esperamos ter pronto o portal Internet da revista está neste momento a ser construido. Poderão acessá-lo em http://www.interfacejournal.net/ e em interfaceportuguese.blogspot.com.

Estamos a fazer contactos com vista a recrutar um grupo de académicos, activistas e tradutores no espaço Lusófono que queiram contribuir de forma voluntária como revisores de artigos e tradutores do Português para o Inglês, Francês e Espanhol e destas línguas para o Português.

Também angariar fundos para auxiliar na gestão administrativa e aspectos técnicos da publicação. Todas as sugestões e ajuda serão muito bem-vindas!

Contacto:Se estiver interessad@ em participar neste projecto, por favor contacte-nos via E-mail através de Ana Margarida Esteves, editora da secção Lusófona
(endereço: Ana_Margarida_Esteves@brown.edu )

Ou, para informações mais gerais sobre o projecto, o Prof. Laurence Cox do Departamento de Sociologia da Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth (Laurence.Cox@nuim.net ).

Sem comentários: