quinta-feira, novembro 15, 2007

Em defesa da paz e do desanuviamento


O Movimento Humanista tem estado envolvido no protesto do povo checo contra a instalação no seu país, por parte dos EUA, de uma base militar com um radar antimíssil (www.europeforpeace.eu).

Apesar de quase 70% da população da Rep. Checa estar contra mais esta manobra militarista e imperialista dos EUA, o seu governo está a ignorar os protestos.

No próximo sábado, 17 de Novembro, os humanistas e outras organizações sociais checas vão fazer uma grande manifestação em Praga a favor da liberdade e contra o armamentismo e o radar em questão. Pediram o nosso apoio...

Desta forma, propomos a todas as pessoas que se associem ao protesto fazendo chegar à Embaixada da República Checa em Portugal o texto abaixo transcrito. Podem enviar por email, fax, ou até ir lá pessoalmente (nesta caso, até sexta-feira às 12 horas). Enviamos também a morada e os contactos.

Obrigado pela ajuda. Os checos e a paz mundial agradecem.

Luís Filipe Guerra

-------------------------------------------------

Exmo. Senhor Embaixador,

Estou a escrever a V. Exa. para expressar a minha profunda preocupação e desaprovação pelo projecto dos E.U.A. de instalarem uma base militar com um radar no seu país, como parte do assim chamado Sistema Nacional de Defesa Antimíssil, apesar de, conforme as mais recentes sondagens, 68% dos cidadãos checos se oporem a este plano e às negociações do Governo com os E.U.A. para esse efeito.

A instalação de um sistema de defesa antimíssil na Europa do Leste é virtualmente uma declaração de guerra e já contribuiu para aumentar as tensões internacionais e a corrida armamentista, com o risco crescente de um novo conflito, possivelmente nuclear. Além disso, o Governo checo não está a escutar a opinião da maioria da população e está a negar o pedido de referendo para decidir esta importante questão.

Permita-me que expresse por este meio a minha solidariedade e apoio à manifestação nacional do dia 17 de Novembro de 2007, às 16h, na Praça Wenceslas, em Praga, organizada pela Iniciativa "Não às Bases" juntamente com organizações humanistas, sindicatos, estudantes, a Liga dos Autarcas e outros grupos.

Sei que nesta data, V. Exa. celebrará o "Dia da Luta pela Liberdade" que levou à queda do regime totalitário e considero muito significativo que no mesmo dia milhares de cidadãos checos tenham ainda que se manifestar para pedir liberdade e uma democracia verdadeira, na qual eles possam decidir sobre o seu futuro e fazer o Governo ouvir a sua voz.

Com os melhores cumprimentos,

----------------------------------------------------------

Embaixada da República Checa
A Embaixada da República Checa encontra-se em Lisboa, no bairro do Restelo.

Morada:
Rua Pêro de Alenquer, 14
1400-294 Lisboa
tel.: +351 213 010 487
fax: +351 213 010 629
e-mail: lisbon@embassy.mzv.cz

O horário de funcionamento da Embaixada para o público (com excepção para os assuntos consulares) é de 2ª Feira a 6ª Feira das 9.00 às 12.00. Encerra nos feriados nacionais da República Checa.

Acesso: Autocarro 714 (paragem Rua Pêro de Alenquer)

Sem comentários: