quarta-feira, outubro 10, 2007

REAPN dá voz aos excluídos


COMUNICADO À IMPRENSA


Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se celebra no dia 17 de Outubro, a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN) irá reunir, em três Fóruns Regionais, pessoas que experienciam situações de pobreza, com o objectivo de lhes dar voz e de promover a discussão em torno das política sociais que as afectam. Os fóruns decorrerão em simultâneo nas cidades de Coimbra, Évora e Porto.

Com a organização dos três Fóruns Regionais, a REAPN pretende auscultar a opinião das pessoas que vivem em situação de pobreza sobre a sua qualidade de vida, e sobre as políticas sociais nacionais existentes que têm como objectivo reduzir as situações de pobreza e exclusão social.

Conhecer o tipo de acesso a bens e serviços essenciais, assim como a qualidade dos serviços prestados serão o ponto de partida para aprofundar o conhecimento daqueles fenómenos. Assim, tendo por base a perspectiva das pessoas que se encontram em situação de pobreza e/ou exclusão social procurar-se-á identificar as limitações que estas enfrentam e as áreas prioritárias em que é urgente actuar.

Estas e outras questões serão debatidas por utentes de instituições de solidariedade social nacionais, que posteriormente serão expostas a representantes de organismos públicos regionais e locais que lidam directamente com a aplicação das medidas de política social. Será criado, sob a forma de Painel de Respostas, um momento de troca de opiniões, proporcionando o diálogo entre aqueles e as pessoas que se encontram em situação de desfavorecimento social. Entre ele, estarão representantes dos Centro Distritais da Segurança Social dos três distritos, das delegações regionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Administração Regional de Saúde, da Educação, e da Associação Nacional de Municípios das Câmaras Municipais de Coimbra, Évora e Porto.

Em Portugal cerca de 20% da população encontra-se em risco de pobreza (Eurostat, 2005), sendo as crianças (com idade inferior a 16 anos) e os idosos (com idade superior a 65 anos) os grupos mais vulneráveis. Tal significa que Portugal não tem conseguido criar mecanismos de combate à pobreza, nomeadamente da população que não se encontra em idade activa, apesar dos 24,9% do PIB (2004), dedicados a despesas com a protecção social nacional. Mas, não são só estes grupos e os desempregados que estão em risco de pobreza. No nosso país em 2004, cerca de 14% de portugueses empregados encontravam-se em risco de pobreza.

Sem comentários: