terça-feira, outubro 16, 2007

Debate sobre o referendo ao TLC na Costa Rica


O CIDAC e o Le Monde diplomatique - edição portuguesa, com o apoio da Livraria Almedina, convidam para uma conversa sobre:

O Referendo ao Tratado de Livre Comércio (TLC) na Costa Rica: aprendizagens e desafios para os Movimentos Sociais

dia 26 de Outubro de 2007, às 18 horas, na Livraria Almedina (Centro Comercial Atrium Saldanha)



A Costa Rica, conhecida como a mais antiga democracia americana, referendou a 7 de Outubro o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos. Trata-se da primeira vez que um tratado de livre comércio é referendado no mundo. Os resultados finais – SIM, 51,6% e NÃO, 48,4% - dão conta de um longo processo, com vários anos de debates e mobilizações na sociedade costarriquenha.

Connosco vai estar Oscar Jara H., sociólogo e educador popular, actual director do Centro de Estudios y Publicaciones Alforja (www.alforja.or.cr), na Costa Rica, que esteve directamente envolvido no movimento que defendeu o Não ao TLC.

Numa altura em que a Europa discute a assinatura de Acordos de Parceria Económica com os países ACP (África, Caraíbas e Pacífico), em que se questionam os conteúdos mas também os processos, nomeadamente a falta de participação das sociedades civis envolvidas, esta é uma oportunidade de conhecermos de perto um processo com o qual podemos aprender. É também a oportunidade de reforçar a cadeia de solidariedade global que liga aqueles que acreditam que um outro mundo é possível.

Contamos com a sua presença!

Sem comentários: