sábado, dezembro 23, 2006

Carta ao Embaixador do México em Lisboa

Ao Exmo. Senhor Juan Maurício Toussaint Ribot,
Embaixador do México em Portugal

As cidadãs, os cidadãos e as organizações abaixo-assinados vêm por este meio expressar a sua preocupação pela sucessão de factos ocorridos desde o passado mês de Maio no Estado mexicano de Oaxaca.

A repressão utilizada, inicialmente sobre os professores e posteriormente sobre a restante população em protesto, é tão condenável como a impunidade com que foi praticada e deve ter uma resposta clara por parte de um Estado democrático que não pode tolerar o sucedido.

A quantidade de notícias vindas a público – apoiadas por vídeos, sítios da Internet, Instituições internacionais e relatórios de diversas ONG de Direitos Humanos – expressa bem tanto a dimensão do sucedido como a atenção que a comunidade internacional está a prestar a este caso.

Em solidariedade com o povo de Oaxaca e com todas as vítimas desta situação, vimos assim apelar ao cumprimento dos seguintes pontos:

* Pelo reaparecimento, com vida, das pessoas dadas como desaparecidas;

* Libertação de todos os detidos;

* Pelo julgamento e punição de todos os responsáveis pelas práticas de tortura, violação e assassínio.

Os abaixo assinados:

Ana Gaspar, André Castilho Luz, Carlos Teixeira, David Ávila, Eduardo Pinto Pereira, Eugénio Sequeira, Francisco Silva Alves, Gualter Baptista, Lia Vasconcelos, Sofia Andringa,

ATTAC – Associação para Taxação das Transacções Financeiras para Ajuda ao Cidadão

CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral

SPGL – Sindicato dos Professores da Grande Lisboa

Lisboa, 22 de Dezembro de 2006

Sem comentários: