quinta-feira, outubro 19, 2006

Kerbaj já pode dormir

Na edição de Setembro/Outubro da revista bimestral de jazz jazz.pt vinha uma notícia que quero partilhar. Passo a transcrever:

«Kerbaj já pode dormir

Durante todo um mês, o tempo que durou o bombardeamento israelita de Beirute, o trompetista e artista visual libanês Mazen Kerbaj ocupou as horas de insónia a desenhar e a escrever para o seu blog a propósito dos acontecimentos que afectavam a sua vida e a dos seus conterrâneos.

Não imaginava ele que o conteúdo de www.mazenkerblog.blogspot.com iria obter a repercussão internacional que conseguíu, tanto assim que até a CNN e a Al-Jazira o quiseram entrevistar (recusou ambos os pedidos, by the way).

Organizaram-se exposições um pouco por todo o mundo com o material que ía colocando online (em Portugal fê-lo o colectivo Soopa, do Porto, sob o mote “We Resist”) e de novo se discutiu sobre os porquês de a melhor arte resultar do sofrimento.

Alguma emoção causou o MP3 que Kerbaj colocou na Net – um duo entre o seu trompete e as bombas que íam sendo despejadas sobre a cidade, bom exemplo de como a música pode ser interventiva sem ser panfletária.

Com o cessar-fogo e a chegada das tropas da ONU, este músico editado pela portuguesa Creative Sources já pôde dormir descansado e até teve a possibilidade de sair do país para uma digressão pelo Norte da Europa.»

Sem comentários: