O Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor José Barata-Moura, receberá oficialmente, na próxima segunda-feira ao fim da manhã, Abdul Jaber Al-Kubaysi, presidente da Aliança Patriótica Iraquiana e porta-voz político de toda a resistência iraquiana, que se encontra por alguns dias em Lisboa.
.
Este gesto do Reitor da UL ocorre numa altura em que, por todo o mundo, existe uma campanha para "Salvar os Universitários Iraquianos", os quais vêm sendo, desde que começou a ocupação, vitímas de um plano sistemático de assassinatos selectivos. Conta-se já por centenas o número de professores e professoras, de todas as áreas do saber, assassinados friamente em casa ou à saída das faculdades. E conta-se aos milhares o número dos que, para salvar a vida, têm sido obrigados a fugir para outros países.
.
Segundo vários observadores, jornalistas e organizações não-governamentais, esse plano visa decapitar a classe intelectual e científica iraquiana, que tão necessária será para a futura reconstrução do país. Os assassinos, agindo com evidente eficácia profissional, nunca foram perseguidos ou presos pelas autoridades ocupantes, antes são associados aos "esquadrões da morte" formados, treinados e pagos pelos EUA, e organicamente dependentes do Ministério do Interior do governo pró-ocupação de Bagdade.
.
No espírito da campanha mundial referida, o Reitor da UL, além de manifestar a sua solidariedade com os seus pares iraquianos, procurará, através de Abdul Al-Kubaysi, estabelecer laços concretos e continuados de amizade e de intercâmbio com as faculdades iraquianas e respectivos corpos docentes.Al-Kubaysi, recentemente libertado pelos EUA depois de mais de um ano de prisão e de torturas, vai estar presente numa sessão pública, este sábado às 18h30, na Casa do Alentejo (Lisboa). Em nome de toda a resistência iraquiana, dará conta aos portugueses da evolução da situação no país e dos planos da resistência para a expulsão dos ocupantes e a reconstrução de um Iraque livre, unido, laico e democrático.
Mais aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário