segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Casa Portuguesa: modelos globais para casas locais

A Casa Portuguesa propõe uma reflexão crítica sobre o espaço doméstico contemporâneo. Colocando em causa os modelos habitacionais correntes, o evento irá reunir um conjunto de doze propostas arquitectónicas cujo teor incidirá sobre a qualificação da experiência de habitar em toda a sua extensão.Procura-se que cada uma das doze Casas reflicta as alterações sociais, económicas e culturais observadas no país ao longo das últimas décadas, propondo formas e conceitos que garantam uma adequação aos usos e costumes de uma família portuguesa contemporânea. Nesse sentido, cada uma das propostas apresentadas deverá ela própria ser reflexo das mudanças na estrutura familiar, seus comportamentos sociais e culturais, seus hábitos e costumes; mas também, simultaneamente, uma abordagem a novas tecnologias construtivas, introduzindo temas como a reutilização e reciclagem de materiais, a sustentabilidade da construção ou à produção em série.
.
Pretende-se demonstrar que a Casa não é apenas o suporte – é, simultaneamente, o reflexo – de modos e hábitos de vida; evidenciando que o lugar onde se habita nunca é neutral. Cada Casa enquanto espaço doméstico limita o quotidiano mas, simultaneamente, age sobre ele.A inauguração da exposição será apenas a primeira fase do projecto, dado que os protótipos das doze casas serão efectivamente construídos num bairro piloto no Município da Moita.
.
A Casa Portuguesa é um projecto da Associação L’Atalante para a ExperimentaDesign05, sob o comissariado de Pedro Machado Costa e Carlos Sant’Ana, e conta com o apoio da Câmara Municipal da Moita e do Grupo Orcisa.

Sem comentários: