domingo, novembro 27, 2005

Tomilho



Para o pessoal que estiver com dores de garganta e tal, aconselho uma tisana de tomilho. A flor de Sabugueiro também ajuda Bom para as infecções respiratórias, catarro e gripe), mas por agora fiquem com as propriedades medicinais do Tomilho:

Thymus vulgaris

O tomilho empregue na cozinha e como planta medicinal é o Thymus vulgaris. Encontra-se em abundância no Norte e Este da Península Ibérica assim como no Sul de França (mais longe talvez haja, mas eu desconheço). É impressionante a quantidade de coisas para que serve:

a) Bom para a digestão (favorece a boa digestão dos alimentos).
b) Evita os espasmos gástricos e intestinais.
c) Evita a formação de gases e retenções putrefactas no intestino....*em caso de emergência, beber tres chávenas de infusão de flores do tomilho por dia.
d) Estimulante do apetite (bom para casos de anorexia) *juntar folhas e flores a qualquer prato cozinhado.
e) Anti-séptico e expectorante: bom para casos de dor de garganta ou anginas. *gorgolejar ou beber uma infusão de tomilho; preparar um xarope com tomilho, camomila e açúcar.
f) Alivia as dores de menstruação e diminui os efeitos colaterais como as dores de cabeça, de estômago, a retenção de líquidos e a irritabilidade. *beber infusão de tomilho na semana anterior à menstruação.
g) Eficaz para combater os problemas orais, como as inflamações, aftas e mau hálito.
h) Cicatrizante e anti-séptica.
i) Relaxante e sonífero suave: em situações de fadiga extrema pode-se juntar ao banho de emersão uma infusão de tomilho. A infusão pode ajudar a adormecer.
j) Erva aromática: na cozinha pode ser utilizada para temperar muitos pratos, com um toque muito próprio que realça as propriedades medicinais da refeição. Também é utilizado para aromatizar queijos e é mesmo comido directamente (apenas os rebentos mais tenrinhos).
h) Favorece a circulação sanguínea.
i) Reduz o teor de colesterol e evita o sintoma de indigestão.
j) Bom repelente de mosquitos devido à alta concentração de álcoois e de óleos essenciais (por isso tb utilizado na industria como desinfectante e fungicida). *basta pôr uns raminhos de tomilho nas janelas e nas Portas.
k) Utilização de alguns óleos na fabricação de perfumes.

Como é óbvio, o bom alter-globalizante nunca deve andar por aí sem trazer um raminho de tomilho consigo. Mesmo no dia a dia poderá ser muito útil; em caso de passarmos todos à clandestinidade, ter tomilho plantado por toda a rede alternativa será indispensável para que outro mundo seja possível, um mundo com menos anginas, mais higiene oral, boa digestão, menos colesterol...

Sem comentários: