terça-feira, novembro 22, 2005

O Problema dos Fora Sociais

Interessante o desabafo de Rodrigo Nunes relativamente ao Fórum Social Europeu ocorrido em Inglaterra em Outubro passado:

"The ‘open secret’ that haunts the organization of Fora is the disguised participation of political parties. The hegemonic groups in the UK refused to recognize the problem as a tension between parties and movements, because they refused to recognize themselves as parties."

Em Inglaterra e na Europa, como por cá, os partidos políticos teimam em controlar o Fórum Social. No Fórum Social Europeu, como por cá, esse controlo encapotado está cada vez a afastar mais pessoas do Fórum, cansadas de manipulações e hipocrisias. É triste ver partidos e organizações supostamente alternativas a ter comportamentos que em nada ficam a dever aos partidos que estão no poder e que tanto criticam. É triste que o capital de esperança que são os Fora sociais fique hipotecado pela tacanhez e vistas curtas dos partidos políticos, ciosos dos seus pequeninos impérios de descontentamento alheio. Espero que ao menos tenham a consciência de que estão a matar aos poucos os Fora Sociais...

Sem comentários: