sexta-feira, novembro 11, 2005

Movimento Monetário Mosaico

“Onde está o dinheiro” – o Livro:

Nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2002 reuniu-se em Porto Alegre um grupo de pessoas que há muito trabalhavam tendo em vista a criação de um livro em português sobre Moeda Social: (...) Nosso compromisso político é o de construir com o outro, respeitando-o em sua diferença, seja cultural ou racial, para juntos construirmos um projeto que contemple a diversidade, o novo, o diferente, sem exclusão. Para tanto, acreditamos que outros modos de pensar a vida, o econômico e o social é possível, desde que se ressignifique as nossas relações a partir de pressupostos éticos muito mais abrangentes que aqueles que pautam liberdade individual e narcisista.

O livro que apresentamos é pretensioso porque seu conteúdo não se contenta apenas em fazer reflexões acadêmicas sobre economia política; não se trata de mais um conjunto de textos prescritivos ou de fórmulas para atenuar os desajustes, desigualdades e atrocidades causados pelo capitalismo, mas sim de uma ressignificação do pacto social na contemporaneidade. Por isso sua formatação é modular, plural resultado de um trabalho coletivo, pautado na ética e na democracia, que são os pontos fundantes da sua organização.

No livro, enfocamos o dinheiro. Mesmo sabendo que o dinheiro não explica tudo, temos a consciência de que ele pode ser um instrumento fundamental e ainda pouco explorado de combate à exclusão econômica e social a que são submetidas imensas parcelas da população mundial.

Nosso objetivo neste livro é instrumentalizar o desenvolvimento de práticas monetárias inovadoras. Tem um caráter pioneiro e, porque não dizer, ousado, na medida em que propõe que é possível as pessoas serem protagonistas de algo essencial para a sua sobrevivência na sociedade, que é o acesso ao dinheiro e, vinculado a isto, em termos de um mosaico mais amplo, ao trabalho e aos bens e serviços essenciais para a vida. Os temas nele apresentados partem do pressuposto que a participação de todos/as os envolvidos/ as em empreendimentos econômicos é possível e que os processos que envolvem a organização e produção do trabalho (seja prestação de serviços ou produção de bens), nos conduzem a pensar que o Movimento Monetário Mosaico é um fator de inovação social necessário para promover a mudança...
O resto está aqui.

Sem comentários: