terça-feira, novembro 01, 2005

E em Portugal?

Como estarão lembrados - basta acompanhar a página do GASIG - Grupo de Acção pelos Serviços de Interesse Geral - daqui a um mês e pouco realiza-se em Hong-Kong a 6ª Conferência ministerial da OMC.

O evento está a mobilizar, a nível mundial, milhares de organizações que querem aproveitar a sua mediatização (e para a qual contribuem decisivamente!) para passar a mensagem de que existem largos sectores sociais que não se revêem nem naqueles processos negociais nem nas políticas que os acordos dali saídos consubstanciam.

E em Portugal, no nosso querido torrão à beira mar plantado? Alguém sabe o que é que a delegação portuguesa vai lá defender (para além de papaguear o que foi decidido a nível da UE e que nós não sabemos o que foi)? Alguém sabe quem fará parte dessa mesma delegação, as competências que foram mobilizadas para ela? Alguém terá questionado os euro-deputados sobre a conferência parlamentar que vai ocorrer em paralelo, alguns dos quais, se calhar, até estarão presentes?

E o Alegre, e o Louçã, e a Magno, e o Pereira, e o Silva, e o Soares, e o Sousa, e todos os outros pré-candidatos, o que é que eles têm a ver com isto? O que é que o "reforço da coesão social", a "sociedade mais justa e solidária" dos portugueses têm a ver com as políticas que lá vão ser acordados e depois aqui aplicadas?

Sem comentários: