quarta-feira, agosto 24, 2005

Do estômago à alma

Eu confesso: gosto muito de comer. Gosto de experimentar coisas novas e saborear gostos velhos. Gosto de diferentes ambientes. Numa tasca gosto da informalidade, num restaurante gosto que me ponham o prato pela direita e o tirem pela esquerda e não me entornem o molho em cima. Em todos os casos me é essencial que quem esteja a servir o faça com gosto. Mesmo que disfarçado. Faz parte. É como um palhaço no circo: toda a gente ama os palhaços, ninguém deseja que sofram, todos reconhecem que terão os seus dias maus... mas na arena espera-se que nos sorriam. Tem que ser. Um empregado mal disposto estraga-me completamente a digestão. E afinal, eu estou a pagar por um serviço.

Image hosted by Photobucket.com

Em Portugal come-se, genericamente, muito bem. Já o serviço é, genericamente, mau. Penso que devido ao equívoco entre “servir à mesa” e “ser um serviçal”, um complexo de inferioridade que ataca igualmente funcionários numa repartição pública ou mesmo o médico de família. “Um seu criado” é, decididamente, uma saudação fora de moda.

Mas a qualidade da comida ainda se vai mantendo. Se bem que não faltam os restaurantes que vivem da fama, servindo mal por muito dinheiro. Claro, há os clientes que só os frequentam por querer fazer parte dessa fama, mas há também os incautos que não sabem ao que vão. Deveriamos poder contar com os críticos gastronómicos, mas esses muitas das vezes são os que estendem a tal fama. Note-se que amiude honestamente, já que um crítico é sempre bem tratado pelo dono atento.

Então que nos sobra? Pois pormos nós a mão na massa! Londres conta agora com um site online sobre restaurantes que aceita críticas de qualquer um. Não gostou do serviço? Ficou com fome? Os bróculos estavam demasiado cozidos? Foi incomodado pelo fumo? Comeu a melhor sobremesa da sua vida? A tv estava a mais? Quer ir jantar fora, mas não sabe bem onde? Esta é mais uma expressão do poder que os cidadãos possuem ao pegar o touro pelos cornos. Note-se que o site não exclui críticos profissionais, mas a sua opinião vale o que vale. E as dos outros passaram a valer também. Não há aí ninguém interessado em lançar um site sobre restaurantes em Portugal?...

mpf

Sem comentários: