Diminuição do glaciar na Gronelândia desde os anos 70; o branco é o glaciar que existe hoje, o azul o que desapareceu. No Antártico, nos ultimos 4 anos, um dos glaciares recuou mais de 5000 quilómetros. Até 2025, se nada for feito, os EUA triplicaram as suas emissões de CO2.
Todas as reacções são unânimes: não podemos deixar o medo vencer. É pena que os Media não tenham escrúpulos em dominar a sua agenda pelo novo ataque terrorista; imagino que as imagens de um autocarro partido ao meio e de pessoas enfaixadas sejam demasiado suculentas para a voracidade das televisões e para a glutice dos paparazi do sofrimento alheio. Os milhões de mortos pela fome em África e o lento degelo das calotes polares não têm certamente o mesmo Glamour nem a mesma suculência mediática. Ganham os terroristas; ganham os que querem manter as coisas como estão (que se lixe a pobreza e os mortos de fome e os cubos de gelo a menos); perde a humanidade em todas as frentes.
E sobretudo, perdem todos os Ingleses que demonstraram um comportamento exemplar, sem ceder a pânicos, tentando na medida do possível continuar a viver na normalidade. Com o atentado a ocupar todos os centímetros quadrados de jornais e a bombardear constantemente o ecrã de televisão, os Media estão a prestar um enorme serviço aos terroristas e aos que querem ter como única agenda mundial o combate ao terrorismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário