terça-feira, julho 12, 2005

Automóveis mais limpos

A California Cars Initiative (CalCars) é uma associação sem fins lucrativos que foi formada na Califórnia por um grupo de empresários, engenheiros, ambientalistas e consumidores com vista a estimular o mercado de viaturas híbridas. A ideia é fugir ao preço e ameaça de fim do petróleo, e apostar em carros que possam funcionar com gas ou electricidade ou sistemas híbridos.


Image hosted by Photobucket.com

A utilização de gas implica a existência de postos abastecedores, mas os novos carros a electricidade podem ser ligados... à tomada lá de casa! Exactamente como o portátil ou o telemóvel que se deixam a carregar durante a noite... As vantagens da utilização de electricidade são enormes: diminiu o consumo de petróleo, é mais barato, menos poluente, permitem o consumo durante a noite, quando existe excesso de electricidade e ela é mais barata, etc. Para a CalCars isto é óbvio. E é também óbvio que as tecnologias limpas estão aí, já foram inventadas e podem ser melhoradas, o que falta são lideres que avancem com as políticas certas.

Por exemplo, se um de nós (de vós, visto que eu não tenho carro) hoje quiser converter a sua própria viatura, o processo é simples... embora caro. E tem como resultado a perda da garantia de compra... Mas suponhamos que o governo oferece incentivos à produção destes híbridos pelas marcas comerciais que já andam por aí. Como na Califórnia, por exemplo, onde cada marca é obrigada a incluir 10% de carros limpos no total de vendas – isto significa que se quiserem vender muitos topos de gama poluentes, têm que quase convidar o pessoal a comprar híbridos baratinhos... À verdade é que à conta disto a Ford, Honda e Toyota aumentaram a comercialização de híbridos, e a Daimler Chrysler prepara-se para introduzir no mercado o tal híbrido-de-tomada.

mpf

Sem comentários: