segunda-feira, junho 06, 2005

Um sucesso capitalista e social?

A American Apparel (AA) é uma empresa que nasceu há 7 anos em Los Angeles. A empresa concebe, produz, e vende roupa, mas não se pode dizer que é uma marca de roupa, pois é isso mesmo que eles defendem: roupa sem marca. A AA oferece uma garantia de design (comprovada pelo sucesso que têm tido: mais de 20 lojas nos states, Canadá, México e Europa) e de qualidade (algodão certificado e cores que não desbotam). A mercadoria é feita 100% nos states e, pelos vistos, não tem problemas em competir com os têxteis chineses!

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A companhia não tem ligações políticas e rejeita quer o corporativismo de direita quer o politicamente correcto da esquerda. O lema, aparentemente, é simples: produzir com qualidade, respeitando clientes, trabalhadores, e ambiente. Sem necessidade de proteccionismos estatais.

Em vez de aderir ao outsourcing (em que empresas subsidiárias produzem partes do material), na AA a produção faz-se de modo integrado, com todas as fases de produção centralizadas num mesmo edifício. Segundo o que diz aqui, os trabalhadores da empresa recebem salários acima da média e são participantes activos na vida da companhia.

Mas melhorar é sempre possível: para além de usar algodão certificado, a AA pretende garantir que este algodão seja produzido sustentavelmente*. Para já, a AA assegura que recicla por ano meia tonelada de desperdícios...

mpf
*(...) The Sustainable Edition is part of our mission to make every aspect of our process a positive one, from growing cotton to selling clothes.

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