segunda-feira, junho 27, 2005

Terramoto modificou eixo da terra

No dia 23 de Dezembro, o forte terramoto que abalou a terra também teve outra consequência inesperada: modificou o eixo da terra.

Os cientistas italianos que o afirmaram, calculam que a modificação foi de cerca de 2 milésimos de segundo, a que correspondem cerca de 5 a 6 centímetros. A modificação foi verificada na direcção do epicentro do terremoto. Os cientistas consideram que a variação é muito pequena, por isso não terá repercussões sobre o clima. Fonte

Esta novidade, a ser confirmada, pode explicar variações passadas no clima da terra. É que os fenómenos energéticos têm uma ocorrência muito particular: há muitos fenómenos pouco energéticos (tempestades, relâmpagos), e poucos fenómenos muito energéticos (erupções vulcânicas, terramotos). Por isso, ao longo da história da terra, nos últimos 4600 milhões de anos, ou mesmo "apenas" nos últimos 600 milhões de anos (quando apareceram a maioria dos grupos biológicos hoje existentes), houve certamente terramotos ou outros fenómenos (meteoritos enormes) muito mais energéticos do que os que hoje presenciamos.

E se calhar, não foram apenas uns centímetros, mas o suficiente para passar de um clima quente e húmido para um clima mais frio e seco. Isso por exemplo poderia explicar as grandes extinções que ocorreram no passado (dinossauros, há 65 milhões de anos; extinção de mais de 90% das espécies há 265 milhões de anos) por uma combinação de eventos catastróficos (meteoritos, vulcões, terramotos) e mudanças climáticas associadas a alterações do eixo da terra.

Bem falta fazia assim um mega-terramoto cá em Portugal, para ver se o país muda de rumo...

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado, era o que eu precisa pro dever de casa pra amanhã.
Apesar de ser uma noticia meio... digamos velho, é um acontecimento atual para um planeta de cerca de alguns bilhões de anos.